DESCASO

Concha Acústica da Lagoa da Jansen sem manutenção

Localizada no Complexo Esportivo e de Lazer da Lagoa da Jansen no Bairro da Ponta D’Areia, a Concha Acústica está servindo de esconderijo para infratores

Concha acústica

A Concha Acústica, localizada na Lagoa da Jansen, local que já foi palco de vários artistas importantes da música popular maranhense e onde foram descobertos novos talentos, onde já aconteceram muitos shows e apresentações artísticas culturais, encontra-se totalmente abandonada.

Logo ao entrar na concha é possível observar que a arquibancada, lugar onde as pessoas sentavam para assistir aos shows e apresentações, está tomado pelo mato e encontra-se cheia de rachaduras. A Concha Acústica também está com buracos no teto e nas paredes, as lixeiras que restam estão depredadas, além de andaimes espalhados pelo chão, onde antes era um palco.
A concha também virou um depósito de lixo e esconderijo para moradores de ruas e vândalos, que a utilizam como banheiro e também para usarem drogas. “Um lugar que poderia ser utilizado para o lazer da população maranhense, agora é ocupado por vândalos e está completamente danificado, sem nenhum tipo de utilidade para a população”, disse a professora Fátima Pereira, que se exercita na Lagoa da Jansen com frequência.
A professora falou ainda que vândalos utilizam o lugar como banheiro e até para usar drogas. Algumas pessoas ainda aproveitam a arquibancada para fazer exercícios físicos, outras têm medo de entrar no local e encontrar bandidos escondidos.
Concha Acústica sem manutenção

Segundo o estudante Leandro Melo, que caminha no local diariamente, é lamentável a situação que se encontra a Concha Acústica. Ele atribui ao descaso, à falta de segurança e manutenção na localidade. “É uma falta de respeito com os maranhenses. Afinal, todo o dinheiro investido na construção da concha é dinheiro público. Devíamos ser beneficiados com o local e isso não ocorre. Temos tantos artistas maranhenses que poderiam se apresentar aqui e proporcionar cultura e lazer para a população”, disse em tom de indignação.

De acordo com o morador Aluísio Vale, o problema não é exclusividade da Concha Acústica. Ao percorrer pela Lagoa da Jansen, é possível observar diversos problemas. Aluísio citou como exemplo as praças construídas que dividem espaço com o mato, que teima em crescer e que já toma conta de todo o calçadão.
Lixeiras ao longo do complexo transbordam de lixo, algumas até enferrujadas e outras danificadas. Os bancos revestidos com azulejos também foram alvo de vândalos. “O cenário encontrado para quem visita é de descaso e abandono. Um patrimônio deteriorado pelo tempo, pois não é realizada uma manutenção sequer. Há alguns pontos da Lagoa que nem existe movimento. Mesmo havendo segurança, as pessoas não costumam passear nestas áreas. Gostaria que fizessem algo para melhorar essa situação”, finalizou.
Na Lagoa da Jansen tem uma administração, onde há uma empresa terceirizada que toma conta do local. Porém, os funcionários da mesma disseram que não estavam autorizados a falar sobre o assunto. A equipe de reportagem de O Imparcial durante dois dias entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, mas até o fechamento da edição de hoje não obtive resposta.
Sobre a Concha Acústica
A Lagoa da Jansen está localizada na área noroeste da ilha do Maranhão (Upaon-Açu), tendo como coordenadas geográficas 2º29’08’’ de latitude sul e 44º18’02’’ longitude oeste, sendo delimitada ao norte com a praia da Ponta d’Areia, ao sul com o bairro do São Francisco, a oeste com o bairro da Ponta d’Areia e leste com o bairro do Renascença. A área fica a 4 km do centro urbano de São Luís, podendo ser acessada a partir de vários pontos da cidade. A comunicação da Laguna com o mar dá-se através de um canal de drenagem durante a preamar, por ocasião das marés de grande amplitude. Preamar é a denominação do nível máximo de uma maré cheia. A área da Laguna possui extensão aproximada de 140 hectares, sendo elevada à categoria de Unidade de Conservação Estadual denominada Parque Ecológico da Lagoa da Jansen. Entretanto, até 1974, era um exuberante manguezal com 169 hectares.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias