Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press.
Variedade de espécies e preços das flores e plantas têm atraído centenas de pessoas até a Praça Maria Aragão
Uma variedade de flores que encanta e atrai muitas pessoas para o Festival de Flores de Holambra realizado na Praça Maria Aragão, desde o dia 28 de outubro até 8 de novembro. A entrada é gratuita, com funcionamento das 9h da manhã às 21h, durante todos os dias.
Além de flores, há plantas ornamentais e frutíferas. São mais de 800 metros quadrados com 200 espécies vindas do interior de São Paulo, da cidade de Holambra, a maior produtora de flores da América Latina. Entre elas, estão as orquídeas, azaleias, girassóis e roseiras, além de mudas, árvores frutíferas, sementes e artigos para jardinagem. As suculentas, que retêm água, são bem procuradas e alguns cactos. Mas as planta que estão chamando a atenção do público são as carnívoras, principalmente das crianças. Essas plantas que muitas vezes trazem medo e muita curiosidade, devido a algumas histórias assustadoras, são na maioria pequenas e delicadas, que capturam insetos ou outros tipos de animais, os matam e digerem.
No segundo dia do festival, várias pessoas aproveitaram para comprar algumas espécies. Foi o caso de dona Graça Aires, que optou pelas roseiras. Segundo ela, nos primeiros dias há mais opções. “Aqui tem muitas plantas lindas, as que dão flores eu gosto mais. Mas levo tanto para o meu jardim as ornamentais como para minha casa, para a parte interna. Aproveito logo o início do festival porque tem mais opções”, ressaltou.
De acordo com um dos organizadores do evento, Valdir Eckert, há também uma orientação para quem deseja comprar uma espécie direcionada ao cultivo da planta como adubação e os cuidados relacionados à exposição solar e à quantidade de água que necessitam. “Indicamos quais as espécies que precisam de pouca luz, que necessitam de ambientes fechados, como escritórios ou dentro de casa, ou também para aquelas pessoas que procuram plantas para o jardim, temos muitas espécies aqui”, disse.
As flores, além de serem lindas, coloridas e exalarem perfume, servem também de terapia para muitas pessoas, como é o caso da professora Maria do Carmo, que se sente melhor e mais tranquila quando tem o contato com as flores. “Todos os anos, eu aproveito para comprar e fico encantada.”
Na minha casa já não tem mais espaço. As plantas trazem uma leveza, uma distração, elas embelezam minha casa e deixa o ambiente mais saudável”, ressaltou
A organização do festival informou que no feriado do dia 02, Finados, o evento estará aberto ao público. Para visitas em cemitérios as opções de flores a serem levadas são os crisântemos e outros tipos de flores de campo.