INCENTIVO

Aulões do Enem atenderam mais de 10 mil candidatos em 16 municípios do Maranhão

Durante o projeto foram oferecidas aulas presenciais distribuídas entre os meses de setembro e outubro

Aulão Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas neste sábado e domingo, e os candidatos estão na expectativa da aprovação para ingresso no ensino superior. Buscando a preparação para o concorrido exame, candidatos participaram do projeto ‘Aulões do Enem’. Lançado em agosto, o projeto do Governo do Maranhão possibilitou aulas preparatórias gratuitas a mais de 10 mil candidatos de 16 municípios maranhenses. A iniciativa integra o programa do governo estadual, Pré-Universitário (PreUNI). “É uma experiência exitosa que vai ser aperfeiçoada e ampliada e que, em 2016, virá com força total como uma ação importante do Governo do Maranhão”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

Durante o projeto foram oferecidas aulas presenciais distribuídas entre os meses de setembro e outubro, nos horários da manhã e tarde. As disciplinas foram agrupadas e oferecidas em conjunto. Já a redação, etapa do exame que dispensa mais atenção dos candidatos, teve um dia exclusivo de aulas. Os milhares de participantes do projeto lotaram as salas durante o período de realização das aulas. Os candidatos puderam ter acesso a informações atualizadas do cronograma de disciplinas do exame em aulas estilo mega revisões.
Todos interessados em participar das revisões e se preparar com base e informação atualizada, durante os aulões, revisaram material de estudo, tiraram dúvidas, fizeram sugestões e participaram ativamente para absorver o máximo de conhecimento. Aos estudantes do projeto foi disponibilizado ainda todo o material didático, incluindo caderno de atividades, vídeo aulas, tutoriais – totalmente gratuito. As aulas foram disponibilizadas também pela internet. O Aulões do Enem contemplou candidatos da capital e de vários municípios do interior, incluindo Chapadinha, Codó, Caxias, Santa Inês, Bacabal, Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda, Balsas e São José de Ribamar.
Melhores resultados
Além das ações do PreUni, o Governo do Maranhão vem trabalhando para garantir a requalificação do ensino nas escolas do Sistema Estadual de Ensino, a fim de promover uma educação de resultados, que seja capaz de garantir a formação efetiva dos estudantes da rede estadual e elevar os índices educacionais do Maranhão.
São várias ações voltadas para melhorar o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma das primeiras ações com foco na melhoria de resultados foi a formação de 200 professores das 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs), voltada para a ampliação dos conhecimentos em torno da matriz curricular adotada pelo Enem e a tipologia de prova presente nessa avaliação realizada pelo MEC/Inep, beneficiando diretamente cerca de 90 mil estudantes do 3º ano que estarão aptos para fazer as provas, nestes sábado (24) e domingo (25).
“A perspectiva do trabalho educativo desenvolvido pelo governo Flávio Dino no âmbito das nossas escolas, tem como objetivo garantir uma formação que possibilite aos nossos estudantes desenvolver e ampliar habilidades, valores e conhecimentos necessários à superação das condições promotoras de exclusão”, disse a secretária Áurea Prazeres.
Por conta dessas ações no sistema estadual de ensino, as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), realizaram atividades como cursinhos, simulados, aulas de reforço no contraturno e nos finais de semana para ajudar os alunos candidatos do Enem. Em Presidente Dutra, no domingo (18), cerca de 300 estudantes de 10 escolas daquela Regional participaram de um aulão preparatório para o Enem. Além de promover o aulão, a URE, em parceria com as prefeituras, garantiu a logística de transporte para locomoção dos estudantes até o local da aula.
“O evento garante mais uma oportunidade de vivência dinâmica da avaliação de forma a favorecer melhor o desempenho dos estudantes. Além disso, fortalece a meta de levar o maior número de estudantes à Universidade”, comentou Maria das Graças Lima, gestora da URE.
Em São João dos Patos, o aulão/revisão foi no sábado (10), no Centro de Ensino Epitácio Pessoa, a intenção foi contribuir com um apanhado geral dos conteúdos. “Assimilei bastante, fiquei emocionada com a união dos professores em torno de uma causa e também com a presença de professores que, mesmo sem estarem à frente da aula, apareceram para dar apoio aos colegas”, destacou a professora Simonia Cruz.
Em Imperatriz, além de trabalhar com os cadernos Seduc/Enem, nos últimos dois meses, a URE ofereceu um cursinho preparatório, que aconteceu aos sábados, pela manhã, no Centro de Formação de Professores. A parceria dos professores do Sistema Estadual foi fundamental para a ação. “São estas ações concretas que farão a diferença nos nossos índices, que irão sobremaneira melhorar a qualidade no processo ensino-aprendizagem em nossas escolas”, destacou a gestora da URE, professora Rosyjane Paula.
Concurso
Os candidatos devem ficar atentos e lembrar que o concurso segue o relógio de Brasília, que está no horário de verão. Portanto, aqui no Maranhão, os portões de acesso serão abertos às 11h e fechados às 12h; e as provas terão início às 12h30. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o início do concurso, depois dos procedimentos de verificação de segurança.
O exame é composto por quatro provas objetivas, sendo 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Neste sábado, primeiro dia de exame, os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30. No domingo, as disciplinas serão Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com 5h30 de duração.
Acesso à universidade
O Programa Pré-Universitário (PreUNI) é voltado aos estudantes, com foco naqueles que têm dificuldades no acesso à educação e baixa condição econômica. Dessa forma, possibilita a este grupo ter mais condições de acesso a uma vaga na universidade pública. O programa atende alunos concluintes ou vindos da rede pública de ensino, além ingressos no EJA – Educação de Jovens e Adultos, indígenas, quilombolas e pessoas com necessidades especiais. O programa está disponível também na versão à distância, por meio do aplicativo do PreUNI, disponível para Smartphone, Tablet e Iphone.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias