TECNOLOGIA

Alunos de escolas públicas irão aprender a fazer jogos eletrônicos

Durante a aula, os estudantes irão ampliar conhecimentos sobre informática e suas possibilidades

Alunos da rede pública de São Luís participam neste sábado (3) da “Escola de Programação de Jogos”, oficina promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com o objetivo de ensinar os estudantes a desenvolver jogos eletrônicos. A ação será realizada na Unidade Escolar Professor Neiva Moreira no bairro do Bequimão, em São Luís. O início da oficina, voltada para alunos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental, está marcado para começar às 8h.
Durante a aula, os estudantes irão ampliar conhecimentos sobre informática e suas possibilidades. As ferramentas usadas permitirão com que eles obtenham resultados rápidos usando a programação para o desenvolvimento de games. Na oficina, serão repassados todos os conceitos fundamentais de programação e de desenvolvimento de jogos eletrônicos de forma que, ao final da aula, os alunos sejam capazes de produzir seus próprios jogos.
O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, explica que a iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Realizamos com grande sucesso a primeira edição desta ação no município de Pedreiras, onde os alunos conseguiram, em pouco tempo, adquirir conhecimento necessário para já desenvolver jogos eletrônicos”, contou o secretário.
Nesta segunda edição participam cerca de 20 alunos. A oficina, promovida pela Secti, é inspirada no “Rolezinho da Ciência”, um projeto de inclusão digital do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, realizado com êxito em Campinas, São Paulo, e idealizado pelo diretor do centro, Victor Mammana. Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, milhares de jovens já foram beneficiados.
A “Escola de Programação de Jogos” é resultado de uma parceria entre a Secti e a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGames). As aulas serão ministradas por jovens programadores da Associação, que têm como proposta incentivar projetos na área.
A duração da oficina é de quatro horas tempo em que os alunos aprenderão a utilizar o scratch2, uma ferramenta de desenvolvimento de jogos e aplicações interativas. A ferramenta propõem uma abordagem visual bastante intuitiva para criação de conteúdos interativos e também apresenta conceitos fundamentais de programação.
 
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