O II Seminário de Segurança Pública do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO PMMA) ocorreu na manhã de ontem com o objetivo de promover debates acerca do serviço prestado pela polícia militar baseado na filosofia do policiamento comunitário em parceria com a sociedade civil e apontar, de forma conjunta, práticas para o enfrentamento do crime e da violência. O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial do Maranhão – Centro de São Luís.
O espaço de debates é fruto de uma parceria da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Este ano, o Seminário teve como tema central: “Segurança Pública em Foco: uma questão para além da polícia”.
“Este seminário fortalece os servidores da Segurança Pública, pois oportuniza a cada policial ter uma formação continuada. É necessário que se entenda que não é só na Academia, que o servidor policial tem que buscar conhecimento e sim durante toda sua carreira, desde o ingresso até a aposentadoria”, pontuou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.
Ainda de acordo com o chefe da pasta da Segurança Pública, debater em um seminário temas gerais e específicos da ação policial e inserir outros órgãos e instituições no ciclo de debates traz como resultado uma prestação de serviço de qualidade.
Programação
Durante três dias, alunos do CFO, lideranças comunitárias, membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil-seccional Maranhão discutirão, de acordo com as teorias científicas, a problemática da segurança pública no âmbito nacional e local a fim de apontar possibilidades para a otimização do trabalho policial. As atividades se estendem até o próximo dia 18.
O coronel Marco Antônio Alves, comandante geral da Polícia Militar, afirmou a importância da construção de um conhecimento, que referencie para um olhar, de que Segurança Pública se faz além da estrutura da atividade policial. “É um espaço onde vamos refletir a relação entre a polícia e outras esferas sociais, de modo que se perceba a importância da atuação da sociedade em geral na segurança pública e ainda da união de esforços de varias instituições, onde cada um contribui com o seu papel nesse processo de construção”, disse o comandante geral da PMMA.
Palestras
A palestra de abertura com o tema “A crise do Estado e a Segurança Pública” foi ministrada pela professora doutora da Universidade Federal Fluminense, Jacqueline de Oliveira Muniz. No segundo momento, o tema “Olhares sob Segurança Pública nos órgãos de segurança no Maranhão. Os desafios para promover a Polícia Comunitária: relatos e experiências no Maranhão” foi debatido também no primeiro dia de evento. Além destes, “Direitos Humanos na Polícia”; “Estado, políticas de segurança pública e cidadania”; “Violência, mídia e empoderamento” também serão debatidos.
Confira a programação detalhada:
Quinta-feira, dia 17
MANHÃ:
08h- Mesa Redonda 2:“Direitos Humanos na Polícia”
– Profª Drª Jacqueline de Oliveira Muniz
– Cel, QOPM Marco Antônio Alves (Comandante geral da PMMA)
-Dr. Paulo Silvestre Avelar da Silva (promotor de Educação)
– Cel. QOPM Antônio Roberto dos Santos Silva
10h-12h: “Integração das forças de Segurança Pública na promoção da Segurança Comunitária”
– Cel QOPM Jorge Alen Loungo
-Cel QOCBM C´leio Roberto Pinto Araujo
– Del PCMA Marcio Henrique Teixeira Araújo
TARDE:
14h -16h
Mesa Redonda 4: “ Estado, políticas de Segurança Pública e cidadania”
– Prof.Dr. Marcio Alexandro Correia (UFMA)
– Dr. Mario Macieira ( Presidente da OAB/MA)
– Prof. Dr. Francisco José Araújo (UEMA)
16h30
3º Conferência: “Integração e interconexões das esferas sociais com a Segurança Pública”, com o Prof.Dr. Pedro Paulo Bicalho.