Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), informou por meio de nota que a greve dos professores continua em toda a universidade. A associação informa que a entidade segue o movimento nacional grevista iniciado dia 28 de maio pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Andes-SN. Contrariando a proposta de permanência o sindicato do Professores da Universidade Federal do Maranhão, SindUFMA que decidiu em plebiscito pelo encerramento da paralisação que demora 115 dias.
Na tarde desta quarta-feira diante da publicação no portal da UFMA que afirma o fim da greve, a APRUMA, comunica que apenas assembleia da entidade pode definir continuidade e suspensão da greve.
Em plebiscito o SindUFMA decidiu ontem dia 29 pelo encerramento da greve, na ocasião foram contabilizados 67 contra e 305 votos a favor , seguindo direcionamento do comando geral de greve da Federação Nacional dos Professores das Universidades Federais (Proifes).
Entre as pautas da reivindicação de permanência da paralisação estão à oposição diante do corte de R$ 11 bilhões das Universidades Publicas, suspensão de concursos públicos e nova modalidade de contratação de docentes. Entre as pautas imediatas de luta dos Professores estão à reestruturação da carreira, valorização salarial de ativos e aposentados, melhores condições de trabalho e autonomia universitária.