FUTURO
Projeto desperta vocação profissional de jovens de São Luís
O projeto, que está na sua segunda edição, começou no dia 16 e terminou nesta terça-feira (22), nas escolas Barbosa de Godóis e Fernando Perdigão, no bairro Monte Castelo, e Estado do Pará, na Liberdade
Proporcionar a jovens e adolescentes conhecimentos e produção cultural e incentivar neles o despertar de uma futura profissão. Estes foram os principais objetivos das oficinas do projeto ‘Juventude em Cena’, oferecidas a 150 jovens de três escolas da rede estadual de ensino que funcionam em São Luís.
O projeto, que está na sua segunda edição, começou no dia 16 e terminou nesta terça-feira (22), nas escolas Barbosa de Godóis e Fernando Perdigão, no bairro Monte Castelo, e Estado do Pará, na Liberdade. Nesta etapa, o projeto está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e a Procuradoria Geral de Justiça.
Em sua primeira edição, em março, em escolas da região do Polo Coroadinho, o projeto transmitiu conhecimentos para que os jovens se tornem capazes de produzir seu fazer cultural e artístico. Eles, também, adquiriram uma compreensão transformadora da realidade de suas comunidades.
A ação integra o conjunto de políticas públicas promovidas para os jovens maranhenses e reafirma o compromisso do governador Flávio Dino com a juventude. Consolida-se por meio de espaços de promoção de cidadania para fortalecer o protagonismo juvenil.
Oficinas
Os alunos participantes do projeto foram contemplados com oficinas de Teatro (U.I Barbosa de Godóis), Fotografia (C.E.M Fernando Perdigão) e Produção de Vídeo (C.E Estado do Pará). Durante cinco dias, eles tiveram acesso a aulas teóricas e práticas sobre técnicas de interpretação, efeitos, enquadramentos, entre outras dicas da produção teatral, fotográfica e videografia.
Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, o foco é levar o aprendizado e empoderamento cultural para a sala de aula, onde o jovem está em processo de desenvolvimento das suas capacidades cognitivas e torná-los, além de apreciadores, produtores de arte e cultura.
“A partir das oficinas, é possível perceber o encantamento dos jovens e adolescentes pelo fazer cultural. Daqui podem sair grandes profissionais da fotografia, teatro ou produção de vídeo. A arte e a cultura tem esse poder de incluir social e profissionalmente esses jovens, oriundos de escolas públicas”, disse a secretária.
Durante as oficinas, muitos jovens acabaram por aprimorar talentos e descobrir novas aptidões, que segundo eles, serão úteis em um futuro profissional próximo. Esse é o caso de Jéssica Sousa, de 16 anos. Estudante do Centro de Ensino Estado do Pará, no bairro da Liberdade, a jovem participou da oficina de produção de vídeo. De acordo com ela, o conteúdo ministrado na oficina serviu para reafirmar o sonho cursar uma faculdade de Jornalismo.
“É o que eu já escolhi para mim. Quero ser jornalista. E as dicas de vídeo dadas pelo nosso instrutor, especialmente na parte voltada para como proceder numa entrevista para televisão, só aumentaram em mim a certeza que é isso que eu quero”, disse empolgada, a jovem moradora do bairro da Liberdade.
O aluno Paulo Vinícius, de 17 anos, estudante do Centro de Ensino Médio Fernando Perdigão, no bairro do Monte Castelo, afirmou que não imaginava que iria se identificar tanto com a fotografia. “Até gostava de fazer fotos com o celular, mas não imaginava que havia tantas técnicas para fotografar. Aprendemos desde o simples, como a forma como devemos posicionar a câmera, até técnicas mais detalhadas de produzir uma foto com ou sem efeitos”, disse Paulo Vinícius.
Mais serviços
Por meio do projeto, alunos de três escolas da área Monte Castelo/Liberdade terão acesso, nesta quarta-feira (23), a palestras sobre prevenção a vulnerabilidades, como DSTs/Aids, Hepatites Virais e gravidez na adolescência.
Outra atividade proporcionada pelo projeto é a visita dos alunos a visitas a espaços culturais públicos, como o Palácio dos Leões e museus da cidade, além de uma visita especial para os alunos das oficinas de Fotografia e Produção de Vídeo, à redação e parque gráfico do Jornal O Imparcial, na quinta-feira (24).
Já no domingo (27), ocorrerá torneios esportivos com várias modalidades envolvendo os alunos participantes das oficinas e demais jovens e adolescentes dos bairros envolvidos no projeto.
As atividades da segunda edição do ‘Juventude em Cena’ serão encerradas com a apresentação das produções artísticas desenvolvidas durante as oficinas, no Teatro Padre Aroldo e na Praça Mário Andreaza, no bairro da Liberdade, também no domingo (27).
O projeto “Juventude em Cena” terá mais duas edições em 2015, nos meses de outubro, em escolas da rede estadual de ensino do município de São José de Ribamar e novembro, em unidades de ensino da Área Itaqui-Bacanga, com as mesmas atividades desenvolvidas nesta segunda edição.
VER COMENTÁRIOS