REURBANIZAÇÃO

Projeto de reestruturação da Avenida dos Holandeses terá consulta pública

O projeto prevê a construção de ciclovias, calçadas, paradas de ônibus planejadas e estacionamentos, extensão da avenida, entre outros

Avenida dos Holandeses

Uma das mais importantes avenidas de São Luís está prestes a passar por um processo inovador e de grande impacto. Como parte das ações do Governo do Estado para incrementar a trafegabilidade e a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Luís, a Avenida dos Holandeses e áreas próximas serão contempladas com um grande projeto de reestruturação.

O projeto é executado por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Após apresentar o projeto aos empresários e comerciantes da área, cujo evento ocorreu em julho, agora é a vez da MOB e Sinfra, ouvirem as contribuições da população para o projeto de intervenções da Avenida dos Holandeses, durante Consulta Pública, nesta quinta-feira. A Consulta tratará sobre o Projeto de Reestruturação Holandeses-Litorânea.
A proposta de reestruturação da Avenida dos Holandeses prevê uma série de intervenções para modernizar a via e dar fluidez ao trânsito no trecho compreendido entre o retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da Praia do Araçagi, totalizando um trecho de quase 10 km de melhorias.
Serão construídas ciclovias, calçadas, paradas de ônibus planejadas e estacionamentos. O projeto prevê, também, a complementação da obra de extensão da Avenida Litorânea e a modernização de um trecho da Avenida Colares Moreira e ruas do entorno. O diferencial da proposta é a implantação do sistema de vias paralelas funcionando em sentido opostos, também conhecido como “Binário”.
A proposta de readequar o sistema viário corresponde, também, à intenção de implantar o “BRT”, uma modalidade de transporte rápido e que passou a ser referência em mobilidade urbana nas principais cidades do país. A implantação desse sistema atenderá os municípios da Grande Ilha.
“Medidas como essa reafirmam que a prática de discutir e dar participação à sociedade são uma diretriz que o governo Flávio Dino segue com muito sucesso. As sugestões colhidas durante a Consulta Pública serão analisadas para eventual incorporação no projeto já desenvolvido. A Consulta é o início do processo licitatório de implantação desse projeto que deverá ser concluído até o fim do ano”, destacou o presidente da MOB, Artur Cabral.
A Consulta Pública será às 9h no auditório Socorro Castelo Branco, da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (Sefaz), Avenida Carlos Cunha s/n Calhau.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias