CIDADANIA

Programa Todos por São Luís registra mais de 100 mil atendimentos

Em quinze edições, mais de 100 mil pessoas receberam algum tipo de atendimento durante o programa

Vila Embratel, 7ª edição do Todos por São Luís tem grande participação popular

Moradores de cerca de 120 bairros da capital foram beneficiados com ações do programa “Todos por São Luís”. Em quinze edições, mais de 100 mil pessoas receberam algum tipo de atendimento durante o programa, que foi criado pela Prefeitura para ser mais um canal de diálogo com a comunidade e de aproximação dos serviços da gestão municipal da população. São mais de 16 mil atendimentos somente na área de saúde.

O programa superou as metas estabelecidas. Hoje está consolidado como importante ação de promoção da cidadania. Idealizado para acontecer uma vez por mês em diferente bairro de São Luís, o programa logo nas primeiras edições teve uma grande aceitação da população, o que levou o prefeito Edivaldo a determinar que fosse realizado semanalmente, com culminância da ação no sábado.
“Nosso governo é construído como diálogo e com participação popular. O envolvimento as comunidades é fundamental para que entreguemos ações focadas, bem direcionadas e, assim, mais resolutivas em cada edição do programa. Temos nos empenhado muito para diversificar os serviços, firmando parcerias e potencializando nossa prestação de serviços nesse formato mais instantâneo e abrangente do Todos por São Luís”, comento o prefeito Edivaldo.
Atendimento
Todos por São Luís na Vila Nova República

Durante a ação, moradores dos bairros são beneficiados com mais serviços nas áreas de saúde, capacitação, esporte e lazer, embelezamento e culturais, entre outras. As atividades nos bairros contemplados começam logo na segunda-feira, ocasião em equipes da Prefeitura entram na região com serviços de recuperação de ruas, manutenção da rede de iluminação pública, capina, roçagem, remoção de lixões, poda de árvores e oferta de cursos e oficinas.

Cerca de nove mil pessoas participaram dos mais de 20 cursos e oficinas realizados em cada edição do programa. Entre eles, Curso de Técnica de Venda e Atendimento ao Público, Como se Preparar para o Vestibular e oficinas de Informática Básica, Origami, Panificação, Doces e Salgados, Bombons Regionais, Comidas Típicas Maranhenses, Confecção de Bonecas e Sacolas para Presentes.
O programa é organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Durante a ação, a comunidade também tem acesso a atendimentos jurídico e do Cras/Creas. A população recebe informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família. É disponibilizado ainda o serviço de emissão de carteira de trabalho e do SUS.
Além da participação de todas as secretarias, o programa conta com importantes parcerias como a do governo do Estado, Fiema, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Exército Brasileiro, Tribunal de Justiça e Vale, entre outros.
“A cada edição temos buscado novos parceiros visando ampliar o número de serviços”, conta a primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa. “Todos os serviços oferecidos são definidos a partir de reuniões com lideranças comunitárias dos bairros”, completa Camila que acompanha todas as edições do programa ao lado do prefeito Edivaldo.
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