Desde que foi criada, há 17 anos, a escola estadual Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo, localizada no município de Belágua, nunca tinha sido reformada. Nesse domingo o governador Flávio Dino entregou a unidade escolar reformada, com toda a estrutura adequada aos estudantes. No mesmo dia, Flávio participou também do mutirão de ações sociais organizado pela Maçonaria do Maranhão em Belágua.
Ao lado de 29 municípios do Maranhão, Belágua integra o Plano de Ações Mais IDH do Governo do Estado, que tem como finalidade reduzir as desigualdades sociais nos municípios com menores Índices de Desenvolvimento no estado. “Passo a passo chegaremos aonde queremos chegar, da maneira correta. Estamos fazendo com que as políticas públicas e serviços sociais cheguem às casas de todas as pessoas, especialmente para aquelas que mais precisam”, disse o governador.
Em plena execução, o Plano de Ações Mais IDH inclui políticas públicas voltadas para as áreas da Educação, Saúde, Agricultura Familiar, Moradia, Infraestrutura, dentre outros. O Mutirão de ações sociais, coordenado pela Maçonaria do Maranhão, teve o apoio do Governo do Estado, do Ministério Público, do Judiciário e sociedade civil.
“A função principal da Maçonaria é promover a justiça social. Este é um Governo sensível, que tem andado no caminho certo, nós parabenizamos o governador por ter escolhido os mais pobres como meta principal do seu Governo. O Maranhão com certeza será melhor e nós estaremos juntos nesta luta”, disse o grão-mestre, Ubiratan Castro.
Ações em Belágua
O Executivo Estadual está presente na cidade de Belágua desde o primeiro dia de Governo. A escola e o Farol da Educação agora estão ampliados e reformados; a Força Estadual de Saúde atua em toda a região atendendo às famílias; o Governo recupera a estrada de acesso ao município, apoia ações em Agricultura Familiar e assegura serviços de cidadania às mulheres maranhenses através da Carreta da Mulher, que percorre os municípios do estado.
Durante a visita, a gestora do Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo, Claudiceia Oliveira, relatou que chegou ao fim o longo período de esquecimento a que estavam submetidos. “Pela primeira vez esta escola é reformada, todas as salas estão climatizadas, com carteiras novas e laboratório de informática. Estamos felizes por saber que pela primeira vez saímos do esquecimento”, disse a gestora da escola que possui 377 alunos do município.
A enfermeira Ariane Sousa, integra a Força Estadual de Saúde e desde julho atende às comunidades da zona rural e urbana no município de Belágua. “Nós vamos até as casas, atendemos às pessoas, tratamos de temas como educação e saúde com a comunidade e com os profissionais. Aqui nós aprendemos muitos, as pessoas são acolhedoras”, disse Ariane.
Representantes da Maçonaria do Maranhão, do Ministério Público, Judiciário, prefeitos, lideranças e vereadores participaram da Ação Social da Maçonaria em Belágua. Os secretários estaduais Áurea Prazeres (Educação), Jefferson Portela (Segurança Pública), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos), Laurinda Pinto (Mulher) e Marcos Pacheco (Saúde) também marcaram presença no evento.
O prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, agradeceu a união de esforços de várias entidades e instituições em prol do município. “O Mais IDH já está em Belágua, as ações estão acontecendo nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura Familiar e Ação Social. Nós temos certeza de que é essa união que ajudará o nosso município a sair das dificuldades”, disse Adalberto.
A 13ª Ação Social da Maçonaria recebeu mais de 5 mil pessoas dos municípios de Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Chapadinha, Urbanos Santos, Belágua, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Barreirinhas que foram beneficiadas com ações nas áreas Jurídica, Saúde, Educação, Responsabilidade Social e Segurança.