Um novo posicionamento do Maranhão como destino turístico. Este foi um dos resultados da participação do Estado no 43ª encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) – Expo Internacional de Turismo, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro, em São Paulo. “Tivemos a oportunidade de reunir representantes dos principais destinos turísticos do Maranhão, além de 20 empresários, que juntos, atraíram oportunidades de novos negócios para o Estado e levou para os mais de 30 mil visitantes, toda a diversidade encontrada no Estado”, declarou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
O estande teve 100 metros quadrados e apresenta novidades, entre eles o espaço interativo, que convidou o visitante a moldar os Lençóis Maranhenses.“Tivemos um espaço dividido em quatro áreas. O espaço institucional apresentando os polos turísticos São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses. A área comercial que contou com a participação de co-expositores. Também tivemos o espaço de interatividade e o de degustação, onde foram servidas bebidas típicas regionais, como sucos de frutas da terra e o famoso Guaraná Jesus”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
Para o empresário Luís Maracá, proprietário da Maracá Turismo, a participação na feira da ABAV atendeu às expectativas e reforçou o entendimento que é necessário realizar ações sistemáticas, que garantam uma atuação completa e de resultados. “O Maranhão está novamente no caminho do turismo e nós acreditamos na expansão. Neste sentido, expandimos nossos negócios e além de São Luís, passamos a atuar em Imperatriz, com foco na Chapada das Mesas”, anunciou o empresário.
Ainda de acordo com o proprietário da Maracá Turismo, a inserção das logomarcas das empresas nos módulos de atendimento trouxe uma visibilidade diferenciada. “Mas o que mais me marcou foi a apresentação do Reggae como atrativo turístico, que foi negligenciado durante muitos anos. O caminho é este, renovar, diversificar para atrair e reforçar a cultura”, ressaltou Luís Maracá.
A banda de reggae maranhense Crioulo Difé, animou a segunda noite do 43ª encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) – Expo Internacional de Turismo. A secretária disse que a participação da banda na feira de turismo é uma forma de mostrar para o mundo que a cultura maranhense tem várias vertentes. “Temos o bumba-meu-boi, tambor de crioula, os blocos tradicionais e tantos outros, mas também temos o reggae. Com essa iniciativa abrimos mais uma oferta de atrativo para os nossos turistas e damos início às ações de promoção do Plano de Promoção do Reggae do Maranhão”.
A apresentação dos maranhenses no Café Brasil, transformou o espaço temático em uma verdadeira casa de reggae, na noite de sexta-feira, dia 24. No repertório da banda, que foi direto do Maranhão para brindar a participação da secretaria de Turismo na feira, clássicos de Bob Marley, Peter Tosh, Santa Cruz e músicas autorais, velhas conhecidas dos maranhenses, e que animaram pessoas de todo o Brasil.
O secretário de Turismo de Carolina (MA), Antônio Lucena, cidade indutora do turismo na Chapada das Mesas, destacou a atuação profissional do Maranhão. “Estamos na feira da ABAV há alguns anos e este ano ficou evidente a integração e a receptividade. O próprio empresário sentiu esta mudança por meio da integração entre secretarias de Turismo do Estado com o Município”, reforçou. Ainda de acordo com ele, este formato de atuação coloca o Maranhão em um patamar diferenciado de competitividade e vislumbra novas oportunidades para o setor. “Quem cresce na crise, vai longe. O Maranhão precisa crescer na crise”, finalizou.
Pra a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, o Maranhão tem uma energia nova, com esperança e novas perspectiva e isso se reflete no turismo. “O turismo se fortalece porque ele é verticalizado e só é possível com a união de esforços. A participação na ABAV mostra o resultado de uma grande parceria entre iniciativa privada e poder público. Hoje o Maranhão voltou para as prateleiras”.
Santo Amaro do Maranhão é apresentada ao trade nacional
A ABAV Expo contou pela primeira vez com a participação do município de Santo Amaro, apresentado como novo destino de Ecoturismo & Aventura dentro dos Lençóis Maranhenses. De acordo com o secretário de Turismo do Município, Jorge Silva, a cidade estava se preparando para iniciar as ações de promoção. “Foi uma experiência rica porque realizamos contatos com as principais operadoras de turismo do Brasil. Além disso, trocamos experiências com outros Estados e com a comitiva do Maranhão”.
Interatividade
Ter os Lençóis Maranhenses na palma da mão. Foi esta a sensação de quem passou pelo estande do Governo do Maranhão, idealizado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), na 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. “O ‘Espaço Interativo’ foi uma das novidades que preparamos para incrementar a divulgação do Estado no evento. Convidamos o visitante a moldar as dunas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses, um dos grandes cartões postais do Estado”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
Logo na entrada do estande, uma grande caixa reproduzia as dunas dos Lençóis Maranhenses e uma ferramenta desenvolvida com a tecnologia Kinect, permitiu que imagens que simulavam lagoas fossem reproduzidas. À medida que a areia era movimentada, surgiam novas lagoas.
Governo do Maranhão e Gol Linhas Aéreas reforçam ações
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, apresentaram durante a Abav um plano de ações em conjunto para divulgar os destinos turísticos do Maranhão.
A GOL iniciou ajustes na malha do Estado, no mês de agosto, aumentando a oferta de assentos nos trechos entre Brasília (DF) e Imperatriz (MA). A companhia passou a operar neste trecho com aeronaves maiores (Boeing 737-800) com capacidade para levar até 177 passageiros, garantindo assim mais de 500 assentos semanalmente de/para essas regiões.
A companhia solicitou ainda a adição de voos em sua malha no Estado a partir de outubro. Com esta iniciativa, serão duas novas operações para o Maranhão: a primeira ligará Teresina (PI) a São Luís, com três frequências semanais; e a segunda fará a ligação de Salvador (BA) e Recife (PE) a São Luís, em quatro dias da semana.
Além disso, entre as novidades para promover o destino, está o reforço de publicidade do Maranhão no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, também no mês de outubro. “Essa iniciativa irá garantir uma boa exposição dos principais cartões postais do Maranhão em uma área de grande circulação de pessoas. Queremos incentivar os viajantes a escolherem o estado para as próximas férias”, detalhou a secretária do Maranhão.
Destinos maranhenses também estarão estampados com exclusividade nos displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).
Como complemento de divulgação, a GOL também irá realizar capacitações com operadores de turismo e agentes de viagens, com o objetivo de gerar oportunidades comerciais nos segmento de negócios, eventos e lazer.