ENTREVISTA

Mais de 10 mil veículos estão sem licenciamento no Maranhão

Em entrevista, o secretário da Sefaz, Marcellus Ribeiro, informou à reportagem o número surpreendente de motos irregulares no estado

Maranhão possui, atualmente, 10 mil motocicletas e 250 veículos de quatro rodas em situação irregular circulando no estado. Em entrevista a O Imparcial, o secretário estadual de Fazenda, Marcellus Ribeiro, informou à reportagem o número surpreendente de transportes irregulares e os procedimentos para que estes proprietários fiquem em dias com a receita estadual. Motociclistas terão vantagens caso se apresentem no prazo correto.
O Imparcial – Secretário, em média, quantos veículos estão irregulares atualmente no estado?

Em entrevista secretário estadual de Fazenda, Marcellus Ribeiro

Marcellus Ribeiro – Olha, atualmente, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) identificou mais de 10 mil veículos adquiridos no estado do Maranhão para os quais não foi feito o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e que podem estar circulando irregularmente sem o licenciamento obrigatório. Este dado é somente o das motos, já de veículos de quatro rodas são 252 na mesma situação.

Um número surpreendente. Vocês têm os dados desses proprietários?
Sim, já temos todos os dados dos proprietários contendo endereço para entrarmos em contato.
Em quanto foi o prejuízo para os cofres públicos com esta inadimplência?
A Sefaz lançou o débito do IPVA no valor de R$ 678 mil, somente de veículos sobre quatro rodas. Já os de motocicleta nós ainda estamos avaliando e divulgaremos posteriormente o resultado.
Quais os passos após esta constatação?
Quanto aos veículos de quatro rodas, os proprietários já foram identificados e seus endereços localizados, para onde foram enviadas as notificações.
Caso não façam o pagamento no prazo de 30 dias, terão os débitos inscritos em dívida ativa do estado para a execução judicial e terão o registro no cadastro restritivo da Serasa.
Para os donos de motos, será realizado outro procedimento de cobrança?
Sim, no caso, eles têm até mais vantagens. Queremos acelerar o processo de regularização destes veículos, pois além do prejuízo financeiro, temos também o prejuízo da segurança, que não é fiscalizada.
E quais serão então estas vantagens?
Para este grupo de veículos (motocicletas), até o final do ano de 2015, a Sefaz não vai lançar o IPVA e tomar as providências para execução do débito e inscrição na Serasa, pois estes veículos podem receber os benefícios do Programa Moto Legal, que incentiva à regularização do licenciamento de motos, visando também reduzir acidentes e crimes. O programa, ainda, beneficia proprietários de motos com redução de 50% do IPVA para as novas motos que serão licenciadas e redução perene de 50% do imposto para motos avaliadas no valor venal de até R$ 10 mil. A redução de 50% do IPVA para as novas motos só valerá para os motociclistas que possuírem carteira de habilitação e utilizarem o equipamento de segurança (capacete).
E o que o proprietário de motocicleta deve fazer para se regularizar pelo programa?
Os proprietários de motos que se apresentarem ao Detran para regularizar seus veículos terão benefícios para legaliza-los: isenção do IPVA para as motos irregulares e que forem apresentadas até o dia 31 de dezembro no Departamento Estadual de Trânsito.
Qual o objetivo do Moto Legal, além de acelerar esta regularização?
O objetivo do Moto Legal é promover, por meio de benefícios fiscais, a conscientização e preservação da vida no trânsito, além da redução de carga tributária para veículos de menor valor e patrimônios menores.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias