Foto: Divulgação.
A consultora do SENAI-RN, Dóris Lisboa apresentou as mais novas tendências da moda para o Verão 2016
SÃO LUÍS – A Casa da Indústria Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), foi passarela da moda e das mais novas tendências para o verão 2016, no Brasil e no Mundo, durante o lançamento do quarto ciclo do projeto Inova Moda, iniciativa nacional do SENAI e Sebrae, que visa aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do segmento.
A apresentação dessas tendências que compõem o caderno referente ao ciclo 4, intitulado “Movimentos”, foi feita pela designer do SENAI do Rio Grande do Norte, Dóris Lisboa, aos empresários do ramo de confecção e moda do Maranhão.
Foto: Divulgação.
A consultora do SENAI-RN, Dóris Lisboa, e a instrutora de Vestuário do SENAI-MA, Jacirene França
“O Inova Moda traz um caderno mostrando o que é estratégico e aponta caminhos para enfrentar a crise. Nós trazemos uma cartela de cores, as gemas e joias, cores e calçados, moda e design, textura e confecção e tudo que esta acontecendo no mundo. Tudo isso para trazer para o nosso empresário, um direcionamento mais assertivo para o desenvolvimento dos produtos”, destacou a designer, enfatizando que o caderno traz conceitos que abordam novos significados, a moda plus size e a moda para a geração Z, que foge totalmente dos padrões estabelecidos.
Localmente, o projeto é desenvolvido pelo SENAI-MA e Sebrae no Maranhão, com apoio do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão (Sindvest-MA).
Para a presidente do Sindivest-MA, Maria do Livramento Sanches, a ação representa um momento muito importante para o setor têxtil do Maranhão. “96% dos empresários estão participando desse ciclo. Essa é uma parceria que chegou em boa hora para o nosso empresário que só conhecia as tendências pela internet e hoje desfrutam desse conhecimento de forma gratuita”, destacou a empresária.
Foto: Divulgação.
Desfile de moda pet fez sucesso durante abertura a ação do SENAI e Sebrae
Durante o evento, também houve o lançamento da Coleção Pet, voltada para cães, fruto da parceria entre o SENAI-MA e a empresa maranhense Chica Rica, desenvolvida com base no ciclo 3 do projeto, que abordou a temática “Inverno”.
“Antes trabalhávamos com almofadas, agora vamos investir na moda pet. O resultado foi muito bom e a tendência é fabricar as peças e vender para o atacado”, destacou a empresária Francisca José, que é uma entusiasta no setor.
Segundo a coordenadora de Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI), Scheherazade Bastos, que também coordena a área de Educação Profissional do SENAI, e representou o diretor regional do SENAI na ação, Marco Moura, esse trabalho é muito importante e gratificante para o SENAI. “Os empresários chegam com um olhar diferente na empresa. Ficamos felizes em fortalecer o segmento de vestuário e confecção no Estado, proporcionando o acesso dos empresários a novas tecnologias, conferindo assim, mais competitividade à produção local”, afirmou.
Também foi apresentada na ação, a minicoleção de roupas inspirada no chifre do boi, criada pelo estudante do SENAI-MA, Willame Leite de Sousa Filho, um dos nove alunos do SENAI selecionados, entre 349 candidatos de todo o Brasil, para participar do projeto Brasil Fashion 2015, em São Paulo, no mês passado.
Parceria
Para a gestora do Sebrae no Maranhão, Rosângela Ribeiro Moreira, que está à frente do projeto Indústria de Pequeno Porte da Região Metropolitana de São Luís, parceiro no Inova Moda, a oportunidade é muito interessante para os empresários e empreendedores individuais maranhenses. “Como apoiador do projeto, o Sebrae no Maranhão vem dando um enfoque ao empresário para a inovação e tecnologia, levando em consideração inclusive a leveza do artesanato. A intenção é fazer com que o empresário maranhense invista em moda, e não apenas em fardamento colegial e malharia”, destacou a gestora enfatizando que 70 empresas ligadas ao Sebrae no Maranhão participam do projeto.
Capacitação
Ainda faz parte do projeto, a execução de oficinas para empresários, empreendedores individuais, designers e costureiros, que terão a oportunidade de conhecer uma metodologia de produção, referência nos grandes centros, sob a orientação de designers de todo o Brasil, ligados ao Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI (SENAI CETIQT), maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecção do país.
Serão quatro capacitações – Curso “Laboratório de Criativação”, Oficina “Desenvolvimento de Produto”, Oficina “Modelagem (Olhar da Forma)” e Oficina “Ensaio de Elaboração de Fichas Técnicas de Produto para Planejamento de Produção”, todas ministradas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI – Raimundo Franco Teixeira, em São Luís, no Monte Castelo, até o dia 30 de setembro.
O Inova Moda tem o objetivo de atingir o Brasil, estimulando a criatividade, a inovação e capacitando profissionais para o uso de tecnologias praticadas em todo mundo, tudo isso, para aumentar a competitividade e a qualidade da produção do Maranhão.