IRREGULARIDADE
Inmeq recolhe balanças em feira da Cidade Operária
A feira livre da Cidade Operária foi a primeira a ser visitada pelos fiscais
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) recolheu seis balanças irregulares durante fiscalização na feira noturna da Cidade Operária, em São Luís. O Inmeq-MA é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A ação faz parte de uma operação iniciada, esta semana, que visa intensificar a fiscalização em feiras livres noturnas de São Luís, atendendo demanda da comunidade. A operação conta com o apoio da Polícia Militar do Maranhão.
A feira livre da Cidade Operária foi a primeira a ser visitada pelos fiscais. A fiscalização foi realizada na tarde de terça-feira dia 22 de setembro. A operação será realizada até sexta-feira dia 25 de setembro.
No primeiro dia da operação foram encontradas irregularidades graves como uso de objetos inadequados como contra peso o que caracteriza fraude e balanças com diferenças de pesos de até 400 gramas. Ou seja, o consumidor achava que comprava um quilo, mas na realizada o produto pesava apenas 600g.
“É determinação do governador Flávio Dino, dar uma resposta rápida à solicitação do consumidor. Por esta razão, esta semana, estamos intensificando a fiscalização nas feiras livres da cidade, dobrando o número de fiscais que, ao detectar irregularidades, tem autoridade para recolher estas balanças”, disse Geraldo Carvalho Júnior.
O Inmeq-MA faz um alerta ao consumidor. Caso desconfie de alguma irregularidade, pode dirigir-se à sede da entidade (na Avenida São Luís Rei de França, no Olho d’Água) ou denunciar por meio do telefone da Ouvidoria 0800 071 5281.
VER COMENTÁRIOS