PREPARATÓRIO

Iniciados aulões do PreUNI nos municípios de Chapadinha e Codó

Os municípios são os primeiros a receber a mega revisão que faz parte do Programa Pré-Universistário- PreUNI

Iniciadas aulões do PreUNI nos municípios de Chapadinha e Codó

Mais de quatrocentos estudantes dos municípios de Chapadinha e Codó participaram neste final de semana de aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovidos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Os municípios são os primeiros a receber a mega revisão que faz parte do Programa Pré-Universistário- PreUNI, que garante aos estudantes maranhenses de baixa renda a oportunidade de se preparar melhor para o Enem, principal porta de acesso ao ensino superior. A meta é atingir 20 mil estudantes em todo o Estado.

O programa, lançado pelo governador Flávio Dino no último dia 12, foi idealizado pensado na educação de Jovens e Adultos, dos indígenas, dos quilombolas e das pessoas com necessidades especiais, concluintes ou oriundos da rede pública de ensino. “O Preuni é para que os estudantes maranhenses, sobretudo aqueles que têm dificuldades no acesso à educação e uma baixa condição econômica, possam ter mais oportunidade para realizar o sonho de conquistar uma vaga na universidade pública”, explicou o secretário da Secti, Bira do Pindaré.
“Essa é uma oportunidade muito boa para pessoas que querem muito fazer um curso preparatório para o Enem, mas que não tinham oportunidade. Aqui em Codó não há curso preparatório e a iniciativa do governo do Estado veio suprir essa necessidade de muitos estudantes”, disse Daniele Muniz dos Reis, de 18 anos, que sonhar cursar Direito em uma universidade pública. Ela trocou o lazer de domingo pelo aulão realizado no auditório da Universidade Federal do Maranhão.
Em Chapadinha, a mega revisão foi realizada no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale, e também atraiu muitos estudantes, como Geisiline Andrade de Carvalho, que está cursando o 3ª ano do Ensino Médio já de olho na universidade. “Muito boa a aula. Deu para aprender bem o conteúdo. O aplicativo também é muito interessante e com certeza vai ajudar muitos alunos”, disse Geisilane. Os estudantes inscritos no programa têm ainda acesso a material didático, vídeos aulas, atividades e tutoriais nas áreas de ciências humanas, da natureza, linguagens, matemática e redação.
O programa prioriza estudantes oriundos de escolas públicas, mas qualquer pessoa interessada pode se inscrever. A aulas podem ser acompanhadas por meio de aplicativo para smartphone e tablet, que já pode ser baixado, e aulões presenciais, como os realizados este final de semana.
Os aulões, em caráter de mega revisões, estão agendados para acontecer ainda em São Luís, Caxias, Santa Inês, Bacabal, Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda, Balsas e São José de Ribamar.
Como baixar o aplicativo Preuni
O aplicativo do Programa Pré-Universitário (PreUNI) já está disponível na loja de aplicativos Android e iOS, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Para baixar o aplicativo é simples, basta seguir os passos abaixo: no celular ou tablet acesse a loja para fazer o download de aplicativos; na busca digite PreUNI-MA e coloque para baixar o aplicativo, é de graça; ao abrir o aplicativo pela primeira vez será necessário fornecer o número do telefone; você receberá um SMS com código de acesso para fazer a autenticação; depois que tiver concluído a autenticação você deverá escolher as áreas de estudo de interesse.
As inscrições para as mega revisões podem ser feitas no site da Secretaria da Ciência e Tecnologia – www.secti.ma.gov.br. As aulas estão programadas para acontecer em São Luís nos dias 13 e 20/09 e 04, 11 e 18/10; em Santa Inês, dia 12/09; Bacabal dia 13/09; Açailândia, 19/09; Imperatriz, 20/09; Barra do Corda,10/10 e Balsas ,11/10. Na Capital, ao invés dos Aulões gerais, serão mega revisões em datas diferentes com áreas de conhecimento específicas: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática e redação.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias