O movimento foi intenso desde as primeiras horas deste sábado, 5, na BR 135, no trecho entre São Luís e Santa Rita. As grandes filas começaram ainda na madrugada e foram se intensificando gradualmente. Três pequenos acidentes no Campo de Peris dificultaram a vida dos usuários nas primeiras horas da manhã. A Polícia Rodoviária Federal conseguiu liberar rapidamente os locais das ocorrências. O trânsito intenso só arrefeceu do meio dia às 14:30, quando reduziu consideravelmente por ocasião do horário de refeição.
Durante toda a tarde o trabalho foi dobrado. Um caminhão parou sobre a pista na Estiva e provocou longas filas. A PRF foi acionada e aplicou as sanções devidas constantes no Código de Trânsito Brasileiro. Outros acidentes também concorreram para formação de filas e lentidões no trecho. O trânsito só normalizou por volta das 19:30, quando a PRF constatou o fim dos engarrafamentos e lentidões.
O esquema policial de segurança e fluidez organizado pela PRF para esta Operação Independência deu certo. Apesar dos transtornos provocados pela grande demanda de veículos e pela ausência de duplicação em boa parte do trecho os policiais conseguiram cumprir com a meta estabelecida de normalizar o movimento de veículos no início da noite. A 18ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal, através da Seção de Policiamento e Fiscalização e a delegacia metropolitana de São Luís, em Pedrinhas, preparou um esquema com veículos de quatro rodas, motocicletas, equipamentos, além de um reforço de mais de 50 policiais destacados para os principais pontos de gargalos.
Os que optaram por desobedecer as leis de trânsito não foram poucos. As primeiras informações dão conta de centenas de multas aplicadas a esses infratores. Entre as principais infrações observadas nos feriadões estão: ultrapassagens indevidas (na faixa contínua amarela e pelo acostamento), falta do uso do cinto de segurança, transitar pela contramão, formar fila dupla sem autorização.
Em razão do aumento considerável do fluxo de veículos no sentido crescente os policiais realizaram a contenção de fluxo do sentido contrário (continente para a ilha). A contenção ocorreu por volta das 15h e durou cerca de trinta minutos, o suficiente para aliviar o volume de veículos que deixavam a Ilha de São Luís.