CURSO

Governo encerra participação na Expoema com certificação em Educação Alimentar

A oficina, que aconteceu durante quatro dias, foi encerrada com a entrega de certificados para uma turma de 25 alunos

divulgação

Após uma semana de ampla programação, durante 59ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), capacitou visitantes da Feira no curso de Educação Alimentar. A ideia foi repassar conhecimento à comunidade sobre aproveitamento completo de alimentos e adoção de alimentação adequada, com o uso de receitas naturais e saudáveis. A oficina, que aconteceu durante quatro dias, foi encerrada com a entrega de certificados para uma turma de 25 alunos, que obteve diversos conhecimentos sobre uma alimentação adequada e balanceada, com receitas naturais e saudáveis feitas com alimentos reutilizados.

O ‘Cozinha Brasil’ é um programa que oferece cursos de curta e média duração, de forma gratuita à população, para proporcionar o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações de cada região. A nutricionista Mariana Lobato destacou a importância da oficina para a população. “O Cozinha Brasil permite aos participantes um novo ponto de vista sobre os alimentos. Eles aprendem sobre como ter uma dieta saudável e barata, de fácil acesso, por meio do aproveitamento completo de alimentos que normalmente são descartados, como os talos, as cascas e as sementes dos frutos, resultando na economia ao adquirir alimentos”, explicou a nutricionista.
Além de receitas fáceis e saborosas, os alunos também aprenderam a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação, aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício; preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; consumir alimentos em quantidade adequada e sob condições de higiene, além de promover a otimização da renda familiar.
Para a agente de saúde Conceição Carvalho, que participou da capacitação, os conhecimentos adquiridos na oficina servirão para melhorar a alimentação da sua família. “Aprendi a reutilizar alimentos que eu sempre fui acostumada a jogar fora. Adorei as receitas e os sucos que experimentei feito de sementes. Agora, vou substituir pelos refrigerantes que são constantes em minha casa”, contou Conceição, que é mais uma cidadã capacitada para proporcionar segurança alimentar à toda a família.
Após a entrega dos certificados, os alunos realizaram avaliação e orientação nutricional, serviços ofertados por nutricionistas da Secretaria de Desenvolvimento Social, a fim de que obtivessem informações sobre seu estado de saúde alimentar e nutricional, além de orientação para manutenção de uma melhor alimentação.
Atendimento ao público
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, também ofertou à população que visitou a Exposição, informações sobre os principais programas operacionalizados pelo órgão, a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que está com inscrições abertas para mais de 9 mil vagas de cursos técnicos e profissionalizantes, no Maranhão; e do Programa Mais Renda, que está selecionando empreendedores urbanos informais para processo de capacitação técnica e gerencial.
“Apoiando esse evento tão tradicional para o nosso Estado, também cumprimos com um importante objetivo, que é estar mais próximo da população, oferecendo informações e serviços que contribuirão com a melhora da qualidade de vida da nossa gente. Essa é a missão do governo Flávio Dino, trabalhar com foco nas pessoas”, avaliou Neto Evangelista, secretário de Estado de Desenvolvimento Social.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias