CIVISMO

Escolas desfilam em bairros de São Luís

Foto: Antonio Azevedo . Estudantes das escolas estaduais do eixo Cohab/Cohatrac abriram a programação do mês cívico Com a finalidade de aproximar as atividades cívicas da comunidade, envolvendo estudantes, pais e professores, além das pessoas do bairro e, principalmente, valorizar o protagonismo juvenil, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação […]

Foto: Antonio Azevedo .


Antonio Azevedo

Estudantes das escolas estaduais do eixo Cohab/Cohatrac abriram a programação do mês cívico

Com a finalidade de aproximar as atividades cívicas da comunidade, envolvendo estudantes, pais e professores, além das pessoas do bairro e, principalmente, valorizar o protagonismo juvenil, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), descentralizou as atividades do mês cívico de setembro, que compreende datas como o Dia da Raça (Dia 5) e Proclamação da Independência (7).

Com o tema: “Mês da Pátria no Maranhão: Maranhão de Riquezas e Belezas”, definido pela Seduc, as escolas do Sistema Estadual de Ensino, localizadas em São Luís, iniciaram, na sexta-feira (4) uma ampla programação cívica, que seguem até o fim do mês, quarta-feira (30), com atividades culturais e científicas, exposições, mesas redondas, gincanas, caminhadas e desfiles.
Cada escola estadual de São Luís ficou responsável por trabalhar temáticas que versam sobre as 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs) do estado, culminando com um dia de parada cívica, que contemple a comunidade do bairro ou região, onde a unidade escolar está inserida.
Foto: Antonio Azevedo .


Antonio Azevedo

Comunidade acompanhou de perto desfile do Cohatrac

Para a secretária da Educação, Áurea Prazeres, descentralizar as atividades cívicas, além de aproximar a escola da comunidade proporciona aos estudantes, professores e equipes pedagógicas, a oportunidade de demonstrar à sociedade maranhense o conceito de civismo e cidadania. “Vamos substituir um dia por um mês inteiro de atividades, ampliando o conceito de civismo, ao homenagear as lutas histórias, homenagear homens e mulheres que contribuíram para a construção do bairro da cidade, falar da paz, do cuidado com o bairro, entre outros”, ressaltou.

Aprovação
A metodologia adotada pelo Estado para as comemorações cívicas do mês da pátria foi aprovada pela comunidade. Para dona Maria José de Jesus Cordeiro, aposentada, a descentralização do desfile é importante porque prestigia a comunidade. “O desfile no bairro é uma forma de prestigiar a comunidade. E é mais tranquilo para todos verem seus netos e filhos sem precisar se deslocar para longe”, enfatizou.
Priscila Luzia ressaltou que foi positiva a mudança do desfile que ocorria no bairro Areinha para dos demais bairros de São Luís. “Aqui é menos aglomeração, dá pra ver as escolas passarem tranquilamente. E tem a possibilidade de muita gente que não pode ir para a Areinha, ver as escolas de perto”, disse enquanto assistia o desfile das escolas estaduais no Cohatrac.
Andreia Patrícia, mãe de estudantes da rede estadual, destacou: “meus filhos estão desfilando pela escola Padre Newton. E ficar aqui dentro da nossa comunidade é mais seguro e também mais cômodo”, realçou. Mayara Silva, estudante 6º ano do “Padre Newton”, que levava numa placa mensagem de paz e amor disparou: “está muito bom este ano. Estou animada porque tem várias escolas juntas, no nosso bairro”.
Programação em São Luís
Na quinta-feira (10), a Unidade Integrada Sousândrade realizará, pela manhã, ato cívico em frente à escola, localizada no bairro Lira. Na última sexta-feira (11) as escolas do Polo VII (bairros Alemanha, João Paulo e bairro de Fátima) realizarão durante todo o dia, atividades artísticas e culturais alusivas aos temas: “A Região do Arquipélago de Maiaú” (URE Pinheiro) e “A diversidade de gênero e religião uma realidade no ambiente escolar” (URE Presidente Dutra).
Também na sexta, o CE Dorilene Silva Castro (Coroadinho) promoverá, às 16h, desfile cívico pelas principais ruas do bairro, com participação de estudantes, técnicos e professores, acompanhados pela banda do Caic Barjonas Lobão. No Polo III, região da Cidade Operária, serão realizadas no dia 17 as ações com temáticas sobre as duas UREs: Barra do Corda, que inspirou atividades sobre Educação Indígena, e Caxias, que vai contar a história de homens e mulheres maranhenses. Dia 18 haverá desfile cívico pelas principais ruas da Cidade Operária.
No período de 18 a 30, as escolas estaduais realizarão a culminância dos projetos nos próprios ambientes escolares. Como é o caso do Polo VI (Bequimão/ Vinhais), cujas homenagens do mês cívico vão para as UREs de Imperatriz, com o tema Portal da Amazônia e do Tocantins e Pedreiras falando de fauna, por lá vão ter produções científicas, artísticas e culturais e acontecem no dia 22.
O Centro de Apoio à Pessoa Surda (CAS), instituição da rede estadual de ensino, promoverá, dia 24, exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes, no São Luís Shopping durante o dia. No dia 25 fará caminhada no entorno da escola. Também realizarão paradas cívicas pelos bairros: UI Cônego Ribamar Carvalho (Cohab V), promove caminhada pela Paz, à tarde; CE Ribeiro do Amaral desfilará na Maioba, pela manhã.
Regionais
Com o apoio do Estado, as Unidades Regionais de Educação (UREs) também realizam, em seus respectivos municípios, paradas cívicas e desfiles estudantis nesta segunda-feira (7) e atividades culturais e cívicas no ambiente escolar. Em Imperatriz, onde haverá desfiles das escolas no centro e em outros bairros da cidade. A banda marcial da URE puxará o desfile.
Em Pinheiro, as escolas do estado irão desfilar nesta segunda, 7 de setembro. Já em Açailândia, a regional terá desfile concentrado apenas em Buriticupu, também nesta segunda. Nas cidades sede das regionais de Balsas, Bacabal, São João dos Patos e Chapadinha acontecem atividades nas escolas e em Barra do Corda ocorrerá desfile e atividades do projeto Protagonismo Juvenil. Codó e Presidente Dutra também comemoram a data cívica com desfile estudantil. Em Timon desfile cívico e atividades em cada escola, além de desenvolvimento do projeto “Voto Jovem”, que visa incentivar e fortalecer práticas de cidadania entre estudantes do ensino médio.
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