DEFENSORIA PÚBLICA

Comunidade de Turiúba recebe assistência e orientação jurídica

Comunidade do Residencial Turiúba, em São José de Ribamar, receberam serviços de orientação jurídica e de atendimento psicossocial da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA)

Comunidade de Turiúba recebe assistência e orientação jurídica

Dezenas de pessoas da comunidade do Residencial Turiúba, localizado no município de São José de Ribamar, receberam no sábado, 12, serviços de orientação jurídica e de atendimento psicossocial da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). A ação social foi uma iniciativa da União de Moradores do Residencial Turiúba e contou com as parcerias, além da Defensoria, da Prefeitura de São José de Ribamar, da Secretaria de Estado da Mulher, do Senai, da Associação das Cabeleireiras de São Luís, dentre outros.

Durante toda a manhã a defensora pública Elainne Alves do Rêgo Barros, titularizada no Núcleo Regional de São José de Ribamar, a psicóloga Márcia Regina Mendes Serra e a assistente social Natalia Tinoco Nascimento, ambas do Núcleo Psicossocial, da DPE/MA, prestaram atendimento às pessoas que buscaram os serviços oferecidos pela instituição. A defensora pública geral do Estado, Mariana Albano de Almeida acompanhou as atividades durante toda a manhã. A ação contou ainda com o suporte técnico de servidores administrativos no Núcleo de Ribamar.
Segundo Mariana Albano, a ação dá continuidade ao projeto Defensoria na Comunidade, lançado em fevereiro deste ano, com o objetivo de garantir cidadania e educação em direitos aos moradores dessas localidades. Além dos atendimentos nas áreas jurídica e psicossocial, a Defensoria também aproveitou a oportunidade para distribuir um farto material educativo e de divulgação dos serviços da instituição, como cartilhas e folhetos. O balcão de atendimento da DPE/MA foi visitado pela subsecretária da Mulher, Susan Lucena, que também participou do mutirão com os serviços da Carreta da Mulher.
Para a presidente da União de Moradores e líder comunitária, Flôr de Maria Lobato, a Defensoria Pública foi uma das principais parceiras da ação. Ela também aproveitou para agradecer pelo apoio e parabenizar a defensora geral pelo trabalho que a instituição vem realizando em todo o Estado. “Os serviços aqui disponibilizados pela Defensoria foi uma das principais demandas dos atendimentos. Por isso esperamos poder contar novamente com essa parceria em outros eventos que a União de Moradores irá promover na comunidade”, acrescentou Flôr de Maria.
A dona de casa Augusta Sousa dos Santos foi a primeira assistida a ser atendida pela equipe da DPE/MA. Separada do esposo e mãe de dois filhos, ela obteve orientação jurídica para o caso de pensão alimentícia dos dependentes. “Fui muito bem recebida pela defensora e pelos servidores da Defensoria. Acho que esse tipo de trabalho é muito bom, porque dá oportunidade a quem não tem condições de pagar um advogado, como é o meu caso”.
A também moradora de Turiúba, Eliane da Conceição Bezerra Martins, compareceu ao local de atendimento para buscar orientação jurídica sobre como proceder em relação a sua conta de energia elétrica, que subiu assustadoramente nos últimos meses e não tendo condições de pagar. “Eu trabalho e ganho um salário mínimo. Tenho que sustentar a casa e meus filhos. Como posso pagar todo mês essa conta de luz, agora no valor de R$ 175,00?”, questionou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias