ORGULHO LGBT

XII Parada Gay movimenta a Avenida Litorânea neste domingo

A Avenida Litorânea foi tomada por milhares de pessoas que coloriram a XII Parada do Orgulho LGBT no domingo

Foto: Karlos Geromy / O Imparcial.


Karlos Geromy / O Imparcial

12ª Parada do Orgulho Gay de São Luís atraiu militantes LGBT e simpatizantes

A tarde deste domingo em São Luís foi marcada por muita alegria e exuberância. A Avenida Litorânea foi tomada por milhares de pessoas que coloriram a XII Parada do Orgulho LGBT. O evento deste ano teve como lema “Estado laico em defesa da diversidade”. Gays, lésbicas, transexuais, travestis e simpatizantes foram às ruas em busca de respeito e cidadania, na Parada Gay.

A festa começou às 16h e continua sem hora para acabar. Como em todos os anos, as atrações foram muitas. Além dos personagens irreverentes que todos os anos aparecem na avenida, três trios elétricos com dj’s animaram a caminhada dos participantes. Mensagens foram passadas durante o percurso para reforçar a luta contra o preconceito.

De acordo com o coordenador do grupo Gayvota, Betinho Lima, a temática discutida teve como objetivo mostrar para a sociedade que todos tem direito a um estado laico, inclusive a população LGBT­­­­­. “O direito laico é de todos. Podemos acreditar no que quisermos. É um direito nosso. Somos cidadãos, somos dignos de todos os direitos que são oferecidos à sociedade. Afinal somos parte da sociedade”, disse.
12ª Parada do Orgulho Gay de São Luís
Quanto ao o evento, o coordenador afirmou que este ano houve modificação no formato. O palco no fim da festa foi tirado com o intuito de apagar a imagem de que a parada Gay é momento só de festa e diversão. Para eles foi a oportunidade de mostrar para o mundo que movimento LGBT também é luta por políticas públicas, uma ocasião para propagar o amor e celebrar a vida.
Na festa da diversidade sexual, as pessoas expressam seus sonhos, desejos e muitos capricham no figurino para participar da 12ª edição do evento na capital maranhense. O subgerente Naldo Rodrigues contou que participa da para gay há cinco anos, sempre faz questão de se fantasiar. Este ano usou o figurino de anjo. Ele falou ainda que é momento de sair à rua e mostrar a sociedade que todos merecem respeito. “Para mim é uma grande emoção participar deste evento, pois além de celebrar, é hora de quebrar o preconceito que ainda é muito forte em todo o país. São eventos como este que são importantes para mostrar à cidade que somos pessoas dignas de receber amor e respeito”, desabafou.
Acompanhe a matéria completa na edição de segunda-feira de O Imparcial.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias