SANEAMENTO

Recuperada rede de esgoto no Ipem/São Cristóvão

Foram implantados 130 metros de rede de tubo PV e construído um poço de visita (PV)

Recuperada rede de esgoto no Ipem/São Cristóvão

Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), da gerência da Cidade Operária, fizeram o conserto da rede de esgoto da Rua 1C, no Conjunto Ipem/São Cristóvão, nessa quinta-feira. As constantes obstruções de poços de visitas (PVs) e rompimentos na rede causavam vazamentos, prejudicando moradores da própria Rua 1C e de ruas do Jardim São Cristóvão II, para onde escorriam os dejetos, além de ocasionar retorno de esgoto para dentro de residências.

Para solucionar o problema, foram implantados 130 metros de rede de tubo PV – em substituição à antiga rede de manilha – e construção de um poço de visita (PV) novo, entre os dois já existentes, que estavam distantes um do outro. O desnivelamento da rede antiga facilitava o acúmulo de dejetos e obstruções, sendo necessária a elevação de nível da rede nova para que o fluxo seja normalizado.
Recuperada rede de esgoto no Ipem/São Cristóvão
Moradores da Rua 1C e de ruas do Jardim São Cristóvão II comemoraram essa intervenção importante da Caema, ressaltando que a ação significa o fim dos transtornos e problemas causados pelas obstruções constantes na rede, pois os dejetos corriam a céu aberto pelas sarjetas. “Já era tempo de alguém resolver esse problema em definitivo. São quase 20 anos de sofrimento e convivendo com essa situação desagradável, com esgoto correndo em nossas portas, quando tem alguma obstrução que provoca vazamentos. Esse é um dos melhores serviços que a Caema está fazendo para os moradores dessas áreas”, diz Rodlon Silva Araújo, residente na Rua 1C, casa 2, no Ipem São Cristóvão, e que acompanhou a execução dos trabalhos.
Os trabalhos foram coordenados por Milton Braz, gerente da Caema da região da Cidade Operária. Para ele, não adiantavam mais soluções paliativas, como limpezas de PVs e desobstruções da rede. “Essa era uma intervenção necessária para acabar com os transtornos causados aos moradores dessa região. A rede estava obsoleta e já não suportava o volume de esgoto lançado, além de apresentar grande desnivelamento que facilitava obstruções. Com essa nova rede e o novo PV, o efluente vai ter um fluxo regular até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do Ipem/São Cristóvão. É o fim de transtornos para esses moradores”, disse Milton Braz.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias