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Projeto pretende transformar a avenida dos Holandeses em via de mão única

Projeto integra série de ações da gestão estadual. A previsão de entrega da nova avenida é de dois anos – final de 2017

Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press.


Honório  Moreira/OIMP/D.A Press

No projeto a avenida dos Holandeses terá mão única

Avenida dos Holandeses vai se transformar em via de mão única. Pelo projeto, uma via de mão dupla vai iniciar na entrada da Praia do Araçagi até a Avenida São Carlos, nas proximidades do Sesc Olho d’Água; da Avenida São Carlos ao Quartel da Polícia Militar a via será de mão única e ganha mais uma faixa somando cinco, uma destas será corredor exclusivo para o transporte coletivo. Em setembro, será lançado o edital da obra, que possui recursos de R$ 190 milhões, da parceria governo federal, por meio do Ministério das Cidades, e governo do estado. “O grande problema da Avenida dos Holandeses atualmente são as rotatórias. Com a mão única, precisaremos gerenciar apenas dois fluxos. Vamos retirar as rotatórias que passarão transformando em cruzamentos e serão instalados semáforos rápidos”, explica o secretário de Estado de Cidades (Secid), Arthur Cabral. O secretário informa que o projeto integra série de ações da gestão estadual para garantir a mobilidade urbana e acessibilidade. “Esta será uma das grandes intervenções da gestão Flávio Dino na capital, na área de mobilidade urbana”, avalia.

A previsão de entrega da nova avenida é de dois anos – final de 2017.
A Holandeses será estendida em mais dois quilômetros e a largura passa para mais uma faixa, ficando na direção Centro/Olho d’Água. Do trecho da Avenida Avicenia, Calhau – próximo ao Hotel Pestana – à Praia de São Marcos, permanece a pista dupla. Os estacionamentos também permanecem, mas serão requalificados, assim como a iluminação será modificada e a esta urbanização se somam a construção de calçadas, áreas de passeio e ciclovias. No itinerário da nova avenida, vai ser implantado o sistema de BRT – Transporte Rápido por Ônibus -, onde os coletivos circulam em corredores exclusivos. São alternativas de viagem mais rápida aos usuários, por não sofrer impactos das vias congestionadas. O BRT contará com estações pré-pagas, em que o usuário paga a passagem antes de entrar na estação. Segundo Arthur Cabral, para desenvolver o projeto, a Secid realizou estudos, contagens e simulações, promoveu audiência com a comunidade do entorno. “Foi avaliada a viabilidade deste novo acesso para a mobilidade urbana. Vários estudos e pesquisas foram feitos”, afirmou.
Projeto pretende transformar a avenida dos Holandeses em mão única

A obra vai criar alternativa à Jerônimo de Albuquerque, que apresenta grande demanda de fluxo e se encontra estrangulada. “Assim, vamos dividir o tráfego e desafogar esta via também”, explica o titular da Secid. Outros projetos na área de mobilidade urbana preveem intervenções no trânsito. Entre estas, intervenção em via do Quartel da PM até a Ponte do São Francisco, passando pela Avenida Ferreira Gullar com encerramento na Avenida Carlos Cunha, Jaracaty, formando um corredor de trânsito. O projeto desta obra foi concluído e vai para a fase de licitação. Outra via que sairá do Araçagi, próximo ao empreendimento Alphaville, indo até o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, no Tirirical, e culmina na Avenida Metropolitana consta do cronograma de intervenções para mobilidade. O edital deve ser lançado ainda este ano, segundo o secretário Arthur Cabral. Intervenção que vai abrir novo acesso do Centro à área Itaqui-Bacanga, para desafogar o trecho, também integra o projeto. “Estamos estudando ainda a possibilidade de um trajeto do São Cristóvão e Centro passando pela Estrada da Vitória”, informou o secretário estadual de Cidades. Ele reitera que precisam ser abertas novas vias na capital para garantir solução mais completa para a mobilidade. “São meios de melhorar o fluxo, pois um conjunto de obras para resolver o problema de mobilidade levaria pelo menos uns 10 anos”, avalia.

 
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