O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Centro de Especialidades Médicas (Cemesp), no Bairro de Fátima, aproveitou a semana que antecede o Dia dos Pais, comemorado neste domingo, dia 09, para realizar atividades voltadas especialmente para orientações sobre a saúde dos homens.
Desde a segunda-feira, dia 04, no período da manhã e à tarde, os pacientes do Cemesp têm sido orientados por profissionais de saúde, dentre enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e psicólogos, a respeito da prevenção e cuidados da hipertensão e diabetes, como: ‘Procedimentos Corretos na Aplicação de Insulina’, ‘Condutas Nutricionais Para Hipertensos e Diabéticos’, ‘Cuidados Com os Pés Diabéticos’, ‘Estresse Mental em Hipertensos’, ‘Noções Básicas de Higiene Pessoal e Alimentar’ e os ‘Benefícios da Musicoterapia’.
O gerente de serviços em saúde do Cemesp, Flávio Garcez, explica que a ação foi organizada pensando em contribuir com o incentivo à informação. “Por um mês planejamos o que faríamos em homenagem aos pais, e surgiu a ideia de fazer esse alerta com palestras e vídeos para somar forças na orientação para melhoria da saúde deles”, conta Flávio Garcez.
A médica endocrinologista, Maria de Jesus Botelho, pontua que devido o perfil do homem ser de recorrer à assistência médica, quando o quadro se agrava, é importante separar esses momentos para conscientização dos pacientes. “Aproveitar a sensibilidade pelo Dia dos Pais foi uma maneira encontrada de conseguir alertar os homens sobre a importância do conhecimento nas questões de saúde. Em relação à diabetes, à medida que a idade chega à prevalência torna-se igual das mulheres. Por isso, é preciso que eles se antecipem à doença para evitar a gravidade dos casos”, afirma a endocrinologista.
As palestras estão sendo realizadas na sala de espera para alcançar também as mulheres. Além disso, são entregues cartões de homenagens e panfletos informativos. “O objetivo do governo Flávio Dino não está focado apenas nesta semana, mas sim no acolhimento humanizado, que os pacientes cheguem, sejam bem recebidos e tenham um atendimento eficiente. Durante esses dias estamos voltados para a saúde dos homens, mas estaremos sempre preocupados em manter nossos usuários bem informados”, ressalta Socorro Fernandes, diretora administrativa da unidade.
O aposentado, Raimundo Nonato Dias, 80, foi ao Cemesp para ser consultado e fazer um curativo no pé. Segundo ele, se tivesse tido mais informação não teria chegado a um quadro de diabetes mais grave. “Temos que cuidar da nossa saúde para aproveitar a vida. O que eles estão fazendo hoje é bom para quem ainda pode evitar problemas maiores. Se eu tivesse me informado mais, não teria diabetes como tenho hoje. Às vezes, deixamos para nos preocupar quando a doença já está avançada. Isso precisa mudar”, disse.