MARANHÃO
Novos superintendentes do Sistema de Segurança Pública são empossados
Foram criadas três Superintendências Estaduais da Polícia Civil que irão compor o sistema de Segurança Pública do Estado
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), empossou na manhã de ontem, quatro novos Superintendentes de Polícia Civil. A cerimônia de posse foi realizada na sede da SSP, na Vila Palmeira, em São Luís.
Foram criadas, de acordo com a Lei 10.238/2015, três Superintendências Estaduais da Polícia Civil que irão compor o sistema de Segurança Pública do Estado. Os órgãos recém-criados modernizarão a Polícia Judiciária do Maranhão e darão mais celeridade ao andamento das atividades internas e externas e nas gestões da instituição. Deste modo, promovendo uma integração entre as forças de segurança pública e a comunidade.
Foram empossados, o Delegado Leonardo do Nascimento Diniz, que será o gestor da Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção às Pessoas (SHPP); o delegado Tiago Matos Bardal, que será o titular da Superintendência de Repressão ao Narcótico (SENARC); e delegado Manoel Ferreira Almeida Neto, que ficará à frente da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR).
Na ocasião, também tomou posse a delegada Francisca Adriana Ribeiro Amarante Paixão, que substituirá o delegado Leonardo do Nascimento Diniz, na Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).
Para o delegado-geral, Augusto Barros, a Polícia Civil está passando pelo seu melhor momento dentro do sistema de Segurança Pública com a criação das novas Superintendências. “A Polícia Civil dá um passo mais amplo para a modernização com a criação das Superintendências e este é um momento ímpar para todos nós, que compomos a Polícia Judiciária do Maranhão. O governador Flávio Dino está dando um apoio maciço para que possamos ter uma estrutura decente, e, desse modo, que permita o desenvolvimento do nosso trabalho da melhor maneira possível, promovendo, assim, uma integração entre as forças de segurança e a comunidade”, ressaltou.
Em seu discurso, a delegada Adriana Ribeiro Paixão, que representou todos os Superintendentes empossados, reiterou o seu compromisso com a Polícia Civil e afirmou que não medirá esforços para aprimorar cada vez mais o trabalho da polícia, enquanto estiver à frente da SPCC. “Pedimos o apoio da comunidade, dos conselhos e associações comunitários para que o nosso trabalho seja desenvolvido da melhor maneira possível”, pontuou.
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirmou que a proposta colocada para o sistema de Segurança Pública no início da gestão do governador Flávio Dino, está sendo concretizada “No governo atual contamos agora com sete Superintendências e estamos com mais projetos de criação de órgão, no intuito de descentralizar a Segurança Pública. Desse modo, atendemos com mais qualidade as necessidades da população”, frisou.
Durante a sua fala, o vice-governador Carlos Brandão destacou que uma das primeiras atitudes do governador Flávio Dino foi a de buscar a melhoria do sistema público de segurança do Maranhão. Ele também lembrou que, nesse sentido, as três principais linhas de ação estão sendo: aumento do número de policias, modernização dos equipamentos e da estrutura física da segurança estadual, além da valorização do trabalho com o aumento de salários e reconhecimento de garantias.
“Com a recomposição salarial de policiais e bombeiros militares, policiais civis, e agentes penitenciários, o impacto nos cofres públicos é de meio bilhão de reais, previsto para os próximos quatro anos. O reflexo dessas medidas de Flávio Dino é a melhoria no serviço público, valorização das carreiras e também das condições de trabalho”, analisou.
Além do vice-governador, Carlos Brandão, prestigiaram a solenidade, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; o delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros; a defensora Pública do Estado, Mariana Albano de Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Célio Roberto Pinto; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil, Delegado Marconi Chaves; o corregedor-geral da SSP, Fernando Moura; representando o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Mário Macieira, Erivelton Lago; demais autoridades policiais e representantes das forças armadas e da comunidade.
VER COMENTÁRIOS