Acontece no próximo sábado, dia 29, no Shopping São Luís (corredor do Louvre Magazine), a partir das 10h às 22h, o “Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar”.
O evento será realizado pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão (Late-UFMA). Com o principal objetivo de sensibilizar e capacitar a população maranhense para ser apta a realizar uma reanimação cardiorrespiratória. A mobilização acontece em 13 estados, envolvendo 22 cidades e 40 Ligas Acadêmicas da área da saúde.
De acordo com o coordenador geral do evento e membro do Late, Filipe Sousa Amado, a mobilização está em sua 3ª edição. A expectativa é que mil pessoas participem, pois não haverá pré-inscrição e será gratuito. “Todas as pessoas podem participar. Em aproximadamente 15 minutos, os visitantes aprenderão técnicas simples que salvarão vidas. Além disso, entregaremos manuais informativos com dicas em primeiros socorros”, falou.
O coordenador ressaltou que no calendário brasileiro, não existe nenhum dia nacional do tema, ou mesmo qualquer grande movimento sobre a reanimação cardiopulmonar. Dessa forma, trata-se de uma ideia que nasceu no Maranhão, e está se expandindo para todo o país. Algumas cidades envolvidas são Manaus (AM), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Salvador (BA) entre outras.
O evento em todas as cidades é de caráter social, gratuito e sem fins lucrativos.
Para finalizar o coordenador falou da importância da reanimação cardiorrespiratória para a Medicina. “É de grande importância para a Medicina que a população aprenda a realizar uma reanimação cardiorrespiratória, pois 84% das paradas cardiorrespiratórias ocorrem em residências e as demais em lugares como restaurantes, ônibus, shoppings e etc”, afirmou.