COMPETIÇÃO

Maranhão confirma participação nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

O Maranhão será representado nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas pela etnia Kanela

Maranhão já está confirmado primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Assessores da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) estiveram na aldeia Escalvada, da etnia Kanela (município de Barra do Corda), juntamente com o representante do Ministério dos Esportes, Carlos Terena, para confirmar a participação do Maranhão na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Os jogos serão disputados na cidade de Palmas (TO), no período de 20 de outubro a 1º de novembro.

Durante a visita, Carlos Terena fez o convite oficial para os índios Kanela representarem o Maranhão nos Jogos Mundiais. “Este momento representa também mais um passo para a realização dos primeiros Jogos Indígenas do Maranhão, que já estão sendo articulados pelo governo do Estado”, explica o assessor da Sedel, José de Ribamar Costa Neto.
O Maranhão será representado nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas pela etnia Kanela, em diversas modalidades, tais como arco e flecha, corrida com tora, lutas corporais e canoagem. No mês de junho foi realizada a cerimônia oficial de abertura dos jogos, em Brasília, com participação da Sedel, que na ocasião foi representada pela secretária adjunta de esporteducacional, Joslea Rodrigues.
“Tive a oportunidade de participar do planejamento inicial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas quando ainda trabalhava no Ministério dos Esportes. E hoje, ter o estado do Maranhão participando da primeira edição dos jogos mundiais, mostra o apoio que o governo está desenvolvendo em diversas áreas do esporte e lazer”, ressaltou Joslea Rodrigues.
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O evento tem como objetivo integrar diferentes tribos, além de resgatar e celebrar as culturas tradicionais.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias