O expresso metropolitano foi lançado nesta quarta-feira, dia 19, em evento aberto ao público na região do Aterro do Bacanga, Centro de São Luís. A linha tem como principal objetivo, melhorar o transporte de passageiros entre os municípios de São Luís e São José de Ribamar.
A linha é composta inicialmente por dez veículos semiurbanos, que contam com algumas vantagens para a melhor comodidade dos passageiros. Os ônibus são todos climatizados, com letreiro digital, assentos acolchoados, e elevadores para garantir acessibilidade para portadores de deficiência.
O evento contou com a presença ilustre do governador do estado Flávio Dino que fez questão de vistoriar pessoalmente os veículos. Também compareceram à solenidade, o vice-governador Carlos Brandão, o vice-prefeito de São José de Ribamar Eudes Sampaio, Artur Cabral presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), além deputado, vereadores e secretários.
O presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Artur Cabral, falou sobre o trabalho da agência de transporte nas ações de melhorias na mobilidade urbana. “Uma das funções da agência MOB é exatamente manter essa articulação com os municípios. Apoiando e ajudando as cidades nas ações de melhorias da mobilidade, infraestrutura e transporte. E temos um foco muito grande nos maiores aglomerados urbanos que é a região de São Luís e Imperatriz. Essa é a apenas a primeira de uma série de medidas implantadas aqui”, explica.
Quando questionado sobre como irá funcionar o serviço no Aplicativo, ele explicou a comodidade e vantagens do novo projeto. “Em nossas pesquisas por aí a fora, observamos uma cidade que possuía esse serviço, que oferece estrema comodidade ao cidadão em poder acompanhar do seu celular o deslocamento e o horário do transporte. Já encontramos uma empresa aqui no Brasil que já oferta esse serviço, e já estão sendo instalados os aparelhos GPS nos veículos. Os ônibus entram em circulação em até 10 dias”, esclarece.
Sobre os serviços de transporte alternativo na região metropolitana de São Luís, Arthur Cabral promete melhorias e avanços. “No transporte alternativo, nós estamos fazendo um recadastramento de todos os operadores. Vamos reorganizar esse serviço, pois hoje existe uma informalidade muito grande. O governador já anunciou, portanto será o segundo serviço que vamos criar para região metropolitana. A iniciativa oferecerá um serviço especial somente para portadores de deficiência física, que ocorrerá através de agendamento. O veículo irá buscar e deixar o passageiro na sua residência”, atesta.
O governador do estado do Maranhão Flávio Dino também expressou a sua satisfação em entregar mais um serviço que irá beneficiar a população da região metropolitana. Contou também como irá funcionar o serviço do Expresso Metropolitano, além de abordar sobre os novos projetos. “Nos estamos aqui realizando o objetivo de avançar na mobilidade para a integração dos municípios da Grande Iha. De modo que esse é um serviço novo. Serviço que vai garantir que a população tenha uma linha expressa, na qual está presente a tecnologia com tarifas similares as atualmente praticadas, com conforto e menos paradas entre São José de Ribamar e São Luís para garantir mais velocidade. Estamos lutando para que haja uma política de transporte coordenada em nível estadual, estamos fazendo nossa parte. Teremos também em breve um serviço destinado a pessoas com deficiência e a licitação do ferry-boat para garantir integração mais rápida e justa com a Baixada Maranhense”, prometeu.
O valor inicial proposto de tarifa para os coletivos seria de R$ 3,00 o Governo do estado iniciou as negociações com várias empresas concessionárias de transporte e optou pela que ofertou a menor tarifa. Os usuários da Linha Metropolitana poderão usar os serviços com o valor da passagem a R$ 2,80. A rota dessa linha trabalhará com 20 pontos de parada fixos. Os ônibus terão monitoramento remoto, tecnologia que permitirá ao usuário saber em qual horário o ônibus irá passar por determinado ponto de parada e atenderão 70 passageiros por viagem. A rota de São José de Ribamar ao Centro de São Luís está estimada num tempo total de uma hora e meia tudo isso para garantir maior agilidade.