O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou, na quinta-feira, dia 06, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a Iniciativa Educadores do Brasil, que une os prêmios sobre educação: Professores do Brasil e Gestão Escola.
Estiveram presentes à solenidade de lançamento do prêmio, a coordenadora da Assessoria Especial de Assistência Técnica aos municípios da Seduc, Elizabeth Gomes, representando a secretária de Educação, Áurea Prazeres e os gestores das entidades parceiras nesta edição; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Geraldo Castro; a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Benedita Costa; a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Lucinete Marques.
“O prêmio é uma possibilidade para crescer enquanto gestor e dar visibilidade para o que está sendo feito. Além disso, o prêmio fortalece uma dos eixos estruturantes da macropolítica de educação do governo Flávio Dino – Programa Escola Digna, que é a gestão educacional”, frisou Elizabeth Gomes.
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Geraldo Castro, assegurou que a Undime está empenhada para que o prêmio tenha sua função devidamente efetivada. “A ideia de que boas práticas sejam publicizadas é o que nos move, e temos a certeza de que com o prêmio grandes práticas sejam reconhecidas”, ressaltou.
A diretora do Sinproesemma, Benedita Costa, pontuou que é importante valorizar o trabalho realizado na escola. “É importante fazer o trabalho de mobilização para que todos os professores participem e o gestor da escola seja visto, pois isso traz um resultado positivo para a escola”, disse.
O prêmio
As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil estão abertas e os interessados podem participar até 14 de setembro, preenchendo o cadastro inicial no endereço eletrônico:
educadoresdobrasil.org.br e acessar a ficha de inscrição com as informações sobre como elaborar o relato de prática.
As premiações são promovidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC), com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica; redefinição do papel do diretor – a partir da disseminação das boas práticas de gestão.
O Prêmio Gestão Escolar (2015/2016) é destinado a escolas de ensino regular da educação básica, da rede pública. O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.
Já o Prêmio Professores do Brasil se destina a premiar 30 escolas que façam a produção de um relato de experiência vivida na sala de aula e representa uma forma de sistematizar e organizar o conhecimento produzido pelos professores. Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.