Na semana do Dia do Estudante, escolas da rede estadual de ensino realizam várias atividades com foco no protagonismo juvenil. As atividades foram organizadas pelas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) e coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“O governo Flávio Dino propôs que, este ano, o dia do estudante fosse vivido de forma diferente, com uma programação voltada para o protagonismo. Sugerimos que as escolas incluíssem na programação do dia, atividades educativas e prazerosas, mas também, reflexivas, dando a oportunidade aos jovens de ter vez e voz e de se sentirem integrados ao processo educativo”, destacou a professora Áurea Prazeres.
Estudantes do Liceu Maranhense, em São Luís, participaram de ampla programação cultural, esportiva e recreativa, envolvendo toda a comunidade escolar. As atividades incluíram show de talentos, apresentações teatrais e celebração ecumênica.
“É importante para a escola e, principalmente, para os alunos esse dia, onde podemos verificar as competências e habilidades dos estudantes, como protagonistas dos eventos ocorridos na própria escola em nível cultural, esportivo e social”, ressaltou João Soares, diretor adjunto do Liceu.
Na URE de Bacabal, foram realizados debates, palestras e entrevistas envolvendo a comunidade estudantil. Em Caxias, as escolas CE Maria do Carmo Paiva, CE Santos Dumont e UE Alexandre Costa promoveram campeonatos esportivos, gincanas culturais e ações sociais.
Na cidade de Aldeias Altas, também na URE Caxias, o C.E Teófilo Dias realizou várias ações, como apresentação de atividades culturais, com a participação efetiva dos estudantes.
Já na URE de Zé Doca, a Escola Bandeirantes promoveu gincana cultural alusiva à data. E a escola Princesa Isabel realizou desfile estudantil, com a modalidade EJA.
Em Chapadinha o C.E Dr. Paulo Ramos realizou uma vasta programação. Na parte da manhã, houve apresentações da banda marcial e de grupos de dança, além de treinamento funcional e atividades físicas envolvendo os estudantes. À tarde foram realizadas oficinas de xadrez, desenho e de reciclagem e educação ambiental e também de serviços de limpeza de pele, manicure e cabeleireiro para as estudantes.
Na cidade de Araioses, também na regional de Chapadinha, o C.E Ateneu São José e U.I Humberto de Campos realizaram ações como gincana e oficinas de pintura, xadrez e limpeza de pele.
A Escola que queremos
Na URE Açailândia, estudantes do CE Darcy Ribeiro, anexo 2, apresentaram textos e vídeos sobre o tema “A Escola que Queremos”. A ação foi fomentada pela Secretaria de Estado da Educação, que encaminhou a todas as Unidades Regionais, uma carta à comunidade estudantil, em homenagem ao ‘Dia do Estudante’ e, ao mesmo tempo, incentivando o protagonismo juvenil e provocando-os a escreverem cartas sobre a ‘Escola’ que desejam para estudar.
As cartas produzidas pelos estudantes serão encaminhados à secretária Áurea Prazeres e ao governador Flávio Dino para que possam desenvolver ações de construção da nova escola do Maranhão. Uma escola que seja capaz de atender aos anseios da comunidade estudantil e, consequentemente, construir uma sociedade melhor.