A prefeitura de São Luís participou do evento “Connected Smart Cities”, realizado durante os dias 3, 4 e 5 de agosto, no Centro de Eventos Pró-Magno em São Paulo. Foram discutidas, durante o evento, as melhores práticas para a Gestão de Cidades Inteligentes no Brasil. Uma visão de futuro, construída pelo compartilhamento das melhores práticas de cada um dos estados.
O “case” de sucesso da Política de Ambiência de Negócios, desenvolvida pela Gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com vista à atração de investimentos para a Zona de Proteção Histórica da Cidade, foi apresentado na mesa sobre governança. Num fórum com as cidades-modelo do Brasil, São Luís foi à única cidade do norte-nordeste a apresentar em pauta um exemplo da sua política de gestão municipal.
A prefeitura de São Luís do Maranhão foi convidada para apresentar o Programa de Incentivos Fiscais do Município com vista à preservação e conservação da Zona de Proteção Histórica, tombada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Este programa da gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior que, por meio da Lei do Patrimônio Digital, conta já com empresa incentivada e mais de 3600 empregos diretos gerados, por meio de captação empresarial, foi divulgado na mesa sobre “Governança”, em que estiveram presentes os senhores António Carlos Dias da IBM, José Marinho da Rede Cidades Digitais, Lincoln Santini Brando do BNDES, André Marinho da Consultoria Price, Pablo Zarthur Caffé da Cunha Rebouças, Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da prefeitura de São Luís e o senhor José Mário Brasiliense Carneiro da Oficina Municipal de São Paulo, moderador do debate.
Na representação do município de São Luís estiveram presentes o Senhor Secretário do Planejamento e Desenvolvimento, Senhor José Cursino Raposo Moreira, o Secretário-Adjunto Senhor Pablo Zarthur Caffé da Cunha Rebouças (Palestrante), a Superintendente de Empreendedorismo, Senhora Beatriz Brandão Pimentel e ainda as senhoras Valeska Trinta da equipe técnica da Secretaria Municipal de Governo e a senhora Patricia Trinta, Superintendente de Pesquisa do Instituto das Cidades.
Durante todo o evento foram realizados painéis sobre temas tão diversos quanto Urbanismo, Saúde e Educação, Meio Ambiente, Segurança, Tecnologia e Inovação, Governança, Mobilidade e Energia. A prefeitura de São Luís participou ainda de várias rodadas de negócios agendadas pela empresa SATOR (organizadora do evento), com várias empresas interessadas na Cidade de São Luís.
Deste evento surgiu ainda o convite de outras cidades modelo, como por exemplo, a cidade de Vitória (classificada em 1ºlugar na categoria de Gestão da Saúde), para que os representantes de São Luís fossem àquela cidade compartilhar a sua experiência nas Políticas de Ambiência de Negócios.
Fruto da participação neste evento, o município de São Luís já recebeu o convite para divulgação do seu programa de Incentivos nos eventos promovidos pela Rede Cidade Digital a realizar nos meses de outubro e novembro de 2015, nas cidades de Curitiba e Florianópolis.
O Programa de Incentivos Fiscais foi também apresentado ontem à Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia, ao Porto Digital e à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Recife – Pernambuco.
Percebe-se, portanto, a visão holística da Administração Edivaldo Holanda Júnior, pavimentando vias inéditas de política externa, harmonizando sinergeticamente com os avanços da política interna, conspirando por uma cidade que gera e emana mais qualidade de vida, ganhadora de prêmios de transparência, de modernização tecnológica de atendimento e fazendário ao contribuinte, e que só no lançamento do programa de incentivos gerou mais de 3.600 postos de trabalho diretos e demais oportunidades que perseguem de forma real e verdadeira os esforços por uma São Luís por todos e todos por São Luís.