SEMANA DO ENCARCERADO

Concluída programação na capital e seguem ações de ressocialização no interior

O Vocal Renascer da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d?Água fez uma apresentação com músicas de temas sobre libertação

Concluída programação na capital e seguem ações de ressocialização no interior

Na manhã de sexta-feira, dia 21, ocorreu o encerramento oficial da programação da XVI Semana do Encarcerado, na região metropolitana de São Luís. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), aconteceu no Convento das Mercês, bairro Desterro, mesmo local da abertura dos trabalhos. Já as ações em benefício aos detentos seguem, a partir de segunda-feira, 24, até sexta-feira, 28, nos presídios do interior do estado.

O titular da Sejap, Murilo Andrade de Oliveira, comemorou a primeira etapa das atividades, na capital, e lembrou que as melhorias no sistema prisional do estado estariam ocorrendo gradativamente. “Esta semana intensificamos as ações assistenciais de saúde, jurídica, educacional, e de capacitação profissional nas unidades prisionais. Estamos melhorando ,evoluindo cada vez mais, e agora essas ações seguirão a todo vapor pelo interior”, afirmou o secretário.
No evento estiveram presentes cerca de 30 internos de alguns presídios da capital. Os apenados foram acompanhados por agentes e auxiliares penitenciários, e alguns de seus familiares que prestigiaram as apresentações lúdicas dos internos. Entre elas o Vocal Renascer da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água fez uma apresentação com músicas de temas sobre libertação. Cantando e recitando poemas, os apenados emocionaram a todos os presentes.

Os diretores dos presídios da UPR de Rosário, Paulo Adriano Abreu, e da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil, Afrânio Martins Feitosa, contaram um pouco da rotina do sistema prisional e dos desafios enfrentados diariamente. “Quebramos um pouco da rotina dentro dos presídios, pois sabemos da importância que este evento tem para os nossos internos, e nos esforçamos para que o resultado fosse justamente esse, positivo”, avaliou Alfranio Martins.

Dentre os internos que tiveram a oportunidade de falar sobre as mudanças dentro do sistema prisional, nos últimos sete meses, Deybson Rodrigues, de 28 anos, que é interno da UPR de Paço do Lumiar, falou sobre os benefícios e as transformações que presenciou em tão pouco tempo. “Faço artesanato no presídio e por causa disso vou ganhando remissão de pena, indo para o semiaberto. Tenho recebido meu dinheiro honestamente, e sou grato por isso”, disse o interno.
A superintendente de Atendimento e Humanização Penitenciária da Sejap, Kelly Carvalho, encerrou o evento destacando a importância da ressocialização para um sistema prisional mais estruturado e humanizado. “A XVI Semana do Encarcerado intensificou, esses dias, a oferta de ações de saúde, corte de cabelo, reconhecimento de paternidade, campeonatos de dominó e futebol, entre outras atividades aos internos da capital. Agora seguimos para o interior”, concluiu.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias