DEVOÇÃO
Arquidiocese de São Luís recebe visita de Nossa Senhora Aparecida
De 10 a 19 de agosto a Arquidiocese de São Luís do Maranhão recebe a visita da imagem fac símile de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vinda de Aparecida/SP
A Arquidiocese de São Luís recebe no próximo dia 10 de agosto, segunda-feira a visita da imagem fac símile de Nossa Senhora Aparecida, vinda diretamente de Aparecida do Norte, São Paulo. Serão 10 dias de fé e devoção a padroeira do Brasil, que está visitando todas as capitais brasileiras como parte do jubileu pelos 300 anos do encontro da imagem da santa no Rio Paraíba do Sul/SP, em 1917. Uma extensa programação foi preparada para a visita de Nossa Senhora Aparecida a Arquidiocese de São Luís.
Programação
A imagem chega à capital maranhense, às 14h30, do dia 10 (segunda-feira). A acolhida da imagem será realizada no Aeroporto Internacional Cunha Machado, pelo bispo auxiliar de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto, de lá ela seguirá em carreata até a Igreja Nossa Senhora da Vitória – Catedral da Sé, no Centro. No final da tarde, às 18h, será celebrada uma missa na Catedral marcando o início da visita da imagem peregrina.
No dia 11, às 13h, a imagem segue em carreata até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munin, na cidade de Morros, paróquia homônima a santa, que está celebrando 75 anos de fundação. No meio do percurso até Morros a imagem fará uma visita de 20 minutos a Penitenciária de Pedrinhas, o horário previsto para essa visita é 14h30.
De Morros a imagem segue para o Santuário Nossa Senhora da Conceição, na tarde do dia 12 de agosto. No caminho para o Monte Castelo a imagem também fará uma parada de 20 minutos no Hospital Aldenora Belo, às 15h, em seguida será recepcionada no Santuário da Conceição com uma celebração festiva no largo da Igreja.
Na tarde do dia 13, às 14h, a imagem segue do Santuário da Conceição para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma. Novamente no meio do trajeto será realizada uma parada, dessa vez no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, às 15h. A imagem passará a noite na Igreja do Cohafuma e na tarde do dia seguinte segue para a Paróquia Nossa Senhora Aparecia da Vila São Luís.
O Santuário São José de Ribamar recebe a visita da imagem no sábado, dia 15 de agosto. A carreata que levará a santa para o Santuário do padroeiro do Maranhão sairá da Vila São Luís, às 15h. Em Ribamar será celebrada uma missa festiva, às 18h. No domingo, 10h, sairá do Santuário de São José de Ribamar a carreata que levará a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o Colégio Marista Araçagy, onde será celebrada missa ao meio dia. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora segue em direção à Praça Maria Aragão, onde acontecerá uma celebração solene pela visita da imagem, às 18h. A missa será transmitida ao vivo pela TV Aparecida para todo o Brasil e pela Rádio Educadora do Maranhão.
Da Praça Maria Aragão a imagem segue em carreata, às 21h30 para a Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Cohab. A santa ainda visitará as paróquias Nossa Senhora da Nazaré (Cohatrac) e Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda).
Jubileu
A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida está promovendo o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e de fé.
Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.
Histórico
No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.
Programação detalhada
Dia 10/08 (Segunda-feira)
14h30 – Acolhida no Aeroporto Marechal da Cunha Machado e carreata até a Catedral da Sé;
18h – Missa na Catedral da Sé, presidida pelo Arcebispo Dom José Belisário;
Dia 11/08 (Terça-feira)
13h – Carreata saindo da Catedral da Sé para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim, Morros;
14h30 – Visita na Penitenciaria de Pedrinhas;
18h – Missa na Paróquia de Morros, presidida pelo Arcebispo Dom José Belisário;
Dia 12/08 (Quarta-feira)
13h – Carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim, Morros;
15h – Visita ao Hospital Aldenora Belo;
18h – Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo bispo Auxiliar Dom Esmeraldo Barreto;
Dia 13/08 (Quinta-feira)
13h – Carreata saindo do Santuário Nossa Senhora da Conceição;
15h – Visita no Comando Geral da Policia Militar do Maranhão;
18h – Missa na Paróquia Nossa Senhora da Aparecida (Cohafuma), presidida pelo arcebispo Dom José Belisário;
Dia 14/08 (Sexta-feira)
15h – Carreata saindo do Paróquia Nossa Senhora da Aparecida (Cohafuma);
18h – Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís, presidida pelo bispo Auxiliar Dom Esmeraldo Barreto;
Dia 15/08 (Sábado)
15h – Carreata saindo do Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís;
18h – Missa no Santuário São José de Ribamar, presidida pelo arcebispo Dom José Belisário;
Dia 16/08 (Domingo)
10h – Carreata saindo do Santuário São José de Ribamar;
12h – Visita ao Colégio Marista;
18h – Missa na Praça Maria Aragão, presidida pelo arcebispo Dom José Belisário;
21h30 – Carreata saindo da Praça Maria Aragão para a Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Cohab);
Dia 17/08 (Segunda-feira)
15h – Missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Cohab);
16h – Carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Cohab);
18h – Missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac);
Dia 18/08 (Terça-feira)
9h – Carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac);
19h – Missa na Paróquia Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda);
Dia 19/08 (Quarta-feira) (A confirmar)
Retorno da imagem para o santuário Nacional de Aparecida
VER COMENTÁRIOS