UFMA

UFMA é alvo de crítica após divulgação de “regime” para os alunos

Durante uma reunião, realizada na última quarta-feira pelo Consun, foi discutido sobre os deveres e direitos dos alunos da instituição

Regimento Disciplinar do Corpo Discente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) causou polêmica. Montagens e piadas também tomaram conta das redes sociais em protesto contra o documento aprovado pelo Conselho Universitário (Consun). Indignados, alguns estudantes realizaram intervenção, na tarde de ontem, dia 03, vestidos apenas com suas roupas íntimas ou de biquíni, em virtude de um dos itens que propõe novas regras a vestimenta dos alunos.
facebook

Durante uma reunião, realizada na última quarta-feira, dia 01º, pelo Consun, foi discutido sobre os deveres e direitos dos alunos dentro da instituição. Os assuntos abordados foram considerados arbitrários pelos alunos por impedir a liberdade de expressão. O assunto tomou conta das redes sociais e se tornou um “viral”.

Os universitários criaram e publicaram, então, por meio da página no Facebook chamada “Segredos UFMA”, várias sátiras criticando as no “regras” impostas pelo regimento. A postagem de um vídeo feito por alunos onde entrevistam funcionários e outros universitários já chega a mais de 530 compartilhamentos e mais de 16 mil visualizações.
Entre as sátiras, fotos com pessoas usando burca (roupa feminina que cobre todo o corpo) e com as hashtags (Sinal tipográfico da cerquilha) “Partiu UFMA” são as mais coment
Já no parágrafo II do capítulo IV, afirma que os universitários são proibidos de “participar de atos de indisciplina ou outras manifestações que perturbem a ordem”. Também será proibida a “relações sexuais, praticas ou promover aos atos libidinosos que atentem contra a moral e os bons costumes no âmbito da instituição”. Caso o aluno descumpra alguma das especificações feitas no regimento será submetido a aplicações de sanções disciplinares, que poderão ser de uma advertência verbal à sua expulsão.
A aluna do curso de Biologia da UFMA, Amanda Laís Enes, disse que sente a opressão por parte da diretoria da instituição em cada parágrafo do regime. “Estamos em um país livre! Sinto que a ditadura voltou, a minha liberdade de expressão de denunciar o que acontece de errado dentro do Campus está sendo negada. Se for para nós alunos reivindicamos nossos direitos claro que tem que ser aqui dentro, não fará sentido nos mobilizarmos em outro lugar” afirma Amanda. (L.L.).
Nota de Esclarecimento
A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Assessoria de Comunicação, esclarece que o texto do Regulamento Disciplinar Discente contém propostas apresentadas por membros do Conselho Universitário que serão ainda apreciadas, podendo ser acatadas ou não pelo relator.
O texto definitivo do documento para que ele assim possa produzir os efeitos no âmbito acadêmico ainda será finalizado, não havendo, portanto, até o momento, qualquer norma em vigência.adas na pagina. Um dos pontos que mais chamou atenção é no parágrafo V do capítulo III que informa que será dever do aluno “porta-se sempre de acordo com os princípios da ética e da moral”.
Facebook
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias