Profissionais que atuam nas unidades de atendimento da Fundação da Criança e do Adolescente foram capacitados para melhor desenvolver suas competências técnicas e humanas. O evento promovido pela Divisão de Capacitação da Funac encerrou na sexta-feira, dia 03.
Os servidores da Funac ampliaram o conhecimento acerca do sistema socioeducativo e o papel da Funac conforme o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Também foram informados sobre conceituação de medidas socioeducativas (ECA/Sinase/Constituição Federal/Leis internacionais), regimento interno e relações interpessoais.
A capacitação teve como objetivo o alinhamento teórico referente ao atendimento socioeducativo voltado ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de privação e restrição de liberdade.
De acordo com a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, a instituição tem como meta a capacitação e qualificação dos servidores. “Para que o atendimento aconteça com qualidade é necessário capacitar os servidores, principalmente aqueles que trabalham diretamente com os adolescentes, de modo a promover o alinhamento de toda a equipe da Funac, para que o conhecimento seja internalizado e os avanços possam alcançar os que precisam”, afirmou Elisângela Cardoso, ressaltando que umas das prioridades do governo Flávio Dino é aprimorar o serviço público para melhor atender ao cidadão.
“O foco da nossa capacitação é trazer o socioeducador para a realidade da instituição. Ao trabalhar valores e qualificar o atendimento, os profissionais irão melhor atender o adolescente que comete ato infracional, para que eles possam ter um novo projeto de vida”, ressalta Marcos Espósito, da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan).