MODERNIZAÇÃO

SENAI anuncia investimentos de R$ 65 milhões até 2016

A entidade deve abrir, até setembro, licitações para construção do primeiro Instituto de Tecnologia do Maranhão, de um novo centro em Rosário, além da reforma do SENAI em Imperatriz

 Diretor regional do SENAI e superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidade do Sistema FIEMA, investirá, até 2016, R$ 65 milhões na modernização de sua estrutura física e de base tecnológica no Maranhão. Os recursos compreendem a construção de dois novos centros de educação profissional e do primeiro Instituto SENAI de Tecnologia (IST), além da reforma e ampliação das unidades já instaladas em São Luís, Balsas, Bacabal, Imperatriz e Caxias. A estrutura atenderá todos os segmentos industriais do Maranhão.

O investimento faz parte do programa de Evolução e Desenvolvimento do Sistema FIEMA, lançado em 2012 e com implantação até 2016, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves. Segundo Baldez, a ampliação faz parte do projeto maior do Sistema FIEMA para dar suporte ao crescimento da indústria maranhense e garantir a competitividade das empresas do setor.
“Nosso foco, com o programa, é tornar as indústrias mais competitivas. Para isso, estamos investindo no SENAI, especialmente, em tecnologia e desenvolvimento de pessoal, aumentando a eficiência dos nossos serviços e contribuindo para o crescimento do nosso Estado”, afirmou o presidente da FIEMA.
O primeiro fruto do investimento foi colhido ainda em 2014, com a inauguração da duplicação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Itaqui-Bacanga (CEPT-IB), que agora possui uma estrutura com 24 novos laboratórios de ponta, 19 salas de aula, biblioteca e auditório para 120 pessoas.
“Essa é mais uma conquista para o Maranhão, resultado de um esforço contínuo do Sistema FIEMA para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos cursos e dos nossos centros de educação, para formar cidadãos qualificados para as necessidades da indústria maranhense”, disse o diretor regional do SENAI e superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva.
OBRAS – Dando continuidade ao investimento, até setembro de 2015, a entidade do Sistema FIEMA deve abrir licitações para construção de um novo centro de educação na cidade de Rosário e para reforma e ampliação do SENAI em Imperatriz, além da construção do primeiro Instituto SENAI de Tecnologia do Maranhão, empreendimento voltado para promover soluções em tecnologia e inovação para a indústria maranhense, que deve atuar, inicialmente, nos setores da construção civil, metalurgia e meio ambiente.
“Esse é o momento de investir. O país está passando por um momento difícil, que nos obriga a fazer ajustes administrativos para equilibrar o nosso custeio. No entanto, não vamos parar de investir, pelo contrário, vamos equipar os nossos centros de educação para que na retomada da economia, possamos continuar contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, enfatiza o diretor regional do SENAI e superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva.
A terceira fase do investimento da entidade no Maranhão consiste na abertura de uma nova licitação até o mês de dezembro, para ampliação e modernização dos dois centros da entidade em São Luís – o Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, e o do Distrito Industrial, além do da cidade de Balsas.
Os recursos são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do SENAI Nacional, dentro do programa de apoio de competitividade da indústria brasileira, o que o diretor regional ressaltou ser um reconhecimento do SENAI Nacional pelas recentes conquistas do Sistema FIEMA, por meio do SENAI, no Maranhão. Entre elas, ele citou o aumento no número de matrículas em cursos técnicos, de qualificação e aprendizagem, que cresceu de 35 mil, em 2011, para 64 mil em 2014.
Outro destaque do SENAI-MA foi a conquista do terceiro lugar do Brasil na Regra Nacional de Desempenho, premiação conferida pelo Departamento Nacional do SENAI, que anualmente reconhece os três melhores regionais com base em indicadores de desempenho como custo aluno hora, sustentabilidade, entre outros pré-requisitos.
Na área de inovação, o SENAI-MA galgou o segundo lugar no Brasil e o primeiro do Nordeste em número de projetos inovadores premiados na Mostra Inova SENAI, que ocorre simultaneamente à Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional do país.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias