ÁGUA PARA TODOS

Seis novos poços serão inaugurados até o fim de julho em São Luís

Serão entregues os poços da Praça Catulo Paixão, na Vila Passos, da Praça da Misericórdia e do Outeiro da Cruz. E em fase de conclusão, estão os poços do Parque do Bom Menino e do Monte Castelo

Seis novos poços serão inaugurados até o fim de julho em São Luís

Levar água a todos os lares, melhorar o abastecimento e por fim ao rodízio de água na capital maranhense, estão entre as prioridades do programa ‘Água Para Todos’ em São Luís. E o programa vem sendo executado a todo vapor, com diversas ações sendo realizadas, simultaneamente, pelo Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Entre as quais, a perfuração de 12 poços de grande vazão, a substituição de 19 quilômetros da adutora do Sistema Italuís e reforço de vazão desse sistema. Até o fim de julho, seis novos poços serão inaugurados em São Luís e estarão em pleno funcionamento.

Para solucionar os problemas de abastecimento de água na região central de São Luís, que é mantida pelo Sistema Sacavém/Batatã, estão sendo perfurados seis poços de grande vazão. O primeiro deles, localizado na Praça do Viva do Bairro de Fátima já foi inaugurado. E já estão sendo concluídos e serão entregues nos próximos dias, os poços da Praça Catulo Paixão, na Vila Passos, da Praça da Misericórdia e do Outeiro da Cruz. E em fase de conclusão, estão os poços do Parque do Bom Menino e do Monte Castelo.
O presidente da Caema, Davi Telles, relata que nos seis primeiros meses de gestão, por orientação do governador Flávio Dino, tem sido realizados grandes investimentos, os maiores desde a década de 1980, quando foi construído o Italuís. “Esses investimentos vão desde a fundamental obra do reforço de vazão para acabar com o rodízio histórico de água na capital, passando pela construção de poços. O ‘Água Para Todos’ é o item número um do programa do governador Flávio Dino e tem sido tratado dessa maneira desde o primeiro dia de gestão”, destacou Davi Telles.
Já para resolver o problema de abastecimento de água na região Cohab/Cohatrac (abastecida pelos Sistemas Paciência I e II), onde a população sofre há anos com a intermitência de água, estão sendo perfurados mais seis poços de grande vazão.
Outra fundamental medida que vem sendo executada pelo ‘Água Para Todos’, é a conclusão da troca de 19 quilômetros da adutora do Sistema Italuís, no trecho do Campo de Perizes. Até em setembro, o trecho entrará em operação, aumentando o volume de água bombeada para São Luís. Com isso, o Sistema Italuís poderá operar com 100% de sua capacidade, sem risco de rompimentos da adutora, como ocorria frequentemente.
Já está na fase de elaboração de projeto a ação do ‘Água Para Todos’ que mais beneficiará a região metropolitana de São Luís: o reforço de vazão do Sistema Italuís. Construído no km-22 da BR-135, o reforço vai pôr fim ao histórico rodízio de água na capital, e mais do que uma simples reforma, a administração estadual investirá R$ 100 milhões, aumentando em 75% o fornecimento de água na Ilha. O que representa mais do que meros paliativos, resolvendo, em definitivo, o problema de intermitência.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias