LAZER

Reserva do Itapiracó atrai praticantes de esportes ao ar livre

O ambiente ao ar livre atrai pessoas das mais diversas faixas etárias

Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A Press.


Karlos Geromy/OIMP/D.A Press

Prática de atividade física na reserva do Itapiracó

Escolhido como um dos ambientes ao ar livre para a prática de esportes, a Reserva do Itapiracó, em São Luís, atrai pessoas das mais diversas faixas etárias. Seja para as atividades físicas como caminhadas, ciclismo, entre outras atividades de lazer, famílias se reúnem no espaço que resguarda e protege a biodiversidade e os recursos hídricos.

Socorro Gomes é enfermeira e conta que mesmo antes da revitalização da reserva já praticava caminhada no local. Ela pratica a atividade quatro vezes por semana e comenta que depois da reforma o ambiente está mais bonito e adequado.
“Reserva do Itapiracó é de grande importância para toda a comunidade, pois ela visa proteger toda a biodiversidade existente no local, contribuindo, desta maneira, para o equilíbrio de quem mora próximo de toda a sua extensão”, comentou.
Contudo, a enfermeira denuncia a prática de vandalismo no local, o que dificultou a dia das pessoas no período da noite. “Nos períodos da manhã e da tarde têm pessoas caminhando, correndo ou exercendo alguma atividade. Apenas no período da noite que as pessoas não frequentam o local, pois os vândalos quebraram todas as lâmpadas”, reclamou.
Já o motorista José Lima Brás afirma que pratica caminhada todos os dias por problemas cardíacos e também para diminuir a quantidade de remédio que deve tomar. Para ele a atividade aliviou todas as dores e mal estar que sentia.
Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A Press.


Karlos Geromy/OIMP/D.A Press

Prática de atividade física na Reserva do Itapiracó

Além das atividades praticadas individualmente, um grupo de pessoas se reúne todos os sábados para dançar variados ritmos em um projeto denominado Fit Camp. A consultora de vendas, Irislândia Rodrigues, afirmou que adora ter as aulas de ritmos, principalmente ao ar livre em contato com a natureza. “O sábado só começa depois da minha aula de ritmos, fico mais disposta e o dia fica mais leve e mais agradável”, disse.

Segundo o educador físico, Tony Filho, praticar exercícios físicos ao ar livre é de grande importância, pois o ar que é liberado pela natureza auxilia em uma melhor respiração e condicionamento. “O espaço da reserva é muito bom, esse contato direto com ar puro é favorável para a prática de qualquer tipo de atividade, diferente quando praticamos dentro de um lugar fechado como uma academia”, destacou.
O educador aproveitou a oportunidade para convidar a todos para participarem do projeto que acontece todos os sábados das 8h ás 9h, onde as pessoas têm aulas de ritmos como forró, suingue, axé e etc. De acordo com ele, as aulas proporcionam aos participantes queima de calorias, melhora no condicionamento físico e na musculatura e diversos benefícios para a vida de cada um que exerce a prática.
Benefícios
O parque de proteção ambiental, que foi criado no ano de 1977, possui um total de 322 hectares coberto, ainda, por uma vegetação remanescente da Floresta Amazônica. O treinamento ao ar livre o leva a ter um contato com a natureza, e é perfeito para desafiar seu corpo e sua mente a descobrir uma sensação de bem-estar. Exercitar-se ao ar livre proporcionará uma pausa nos barulhos de música alta, luzes artificiais e os flashes da televisão que normalmente vemos nas academias.
Pela conservação
Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A Press.


Karlos Geromy/OIMP/D.A Press

Vilcimar Garcez, professor

Vilcimar Garcez, 40 anos, faz caminhada todos os sábados na Reserva Itapiracó. Para ele, o local é lindo e agradável de frequentar, mas acredita que deve haver mais conservação, fiscalização e segurança no local. Pois durante todo o percurso há diversas lâmpadas quebradas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias