SELETIVO

Projetos de estudantes maranhenses concorrem ao Parlamento Jovem Brasileiro 2015

Os projetos vêm de escolas de Imperatriz, Paraibano, São João dos Patos, Bacabal, Vargem Grande, Trizidela do Vale, Vitorino Freire, São Luís e Poção de Pedras

Doze estudantes maranhenses tiveram seus projetos pré-selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2015 (PJB 2015), promovido pela Câmara dos Deputados. Destes, três serão classificados para representar o Maranhão no Congresso Nacional, em Brasília, durante a edição do projeto para este ano. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 17 de agosto, no portal da Câmara e na fanpage do programa.
Os 12 projetos maranhenses vêm de escolas das cidades de Imperatriz, Paraibano, São João dos Patos, Bacabal, Vargem Grande, Trizidela do Vale, Vitorino Freire, São Luís e Poção de Pedras. A lista completa está disponível no portal da Secretaria de Estado de Educação.
Entre os projetos do Maranhão, há o da estudante Beatriz Cabral Farias, do Centro de Ensino Nova Vitória, de Imperatriz, que sugere a obrigatoriedade para concessionárias de veículos automotores de plantar árvores para atenuar o efeito estufa e o impacto ambiental no território brasileiro.
O projeto do estudante Bruno de Sousa Noleto, do Centro de Ensino Manoel Campos Sousa, do município de Paraibano, dispõe que o político tenha um nível de escolaridade determinado e o de Giorgia de Andrade Brito, do Centro de Ensino Presidente José Sarney, de Bacabal, determina a construção de berçários em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, na qual os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
Inscrição Jovem Senador
O Projeto Jovem Senador 2015 está com as inscrições abertas até o dia 21 de agosto. Podem participar estudantes do ensino médio de qualquer escola pública estadual brasileira. Clique aqui para realizar sua inscrição.
O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores. Para participar, basta o estudante escrever uma redação sobre o tema “Participação política no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.
Os vencedores do concurso de redação, em cada um dos estados e no Distrito Federal, participarão da edição anual do Projeto Jovem Senador representando a respectiva unidade da Federação. Em 2015, serão promovidas a 8ª edição do Concurso de Redação e a 5ª edição do Projeto Jovem Senador.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias