MAIS CULTURA E TURISMO

Projeto movimenta Espigão Costeiro da Ponta D´Areia

No domingo houve Contação de História com Gisele Vasconcelos, Oficina de Dança de Ritmos Populares e participação do grupo Afrôs

Mais cultura e segurança para o turista no Maranhão

Apresentações envolvendo variedade de danças e ritmos musicais voltaram ao Espigão Costeiro da Ponta D´Areia neste final de semana. Ontem, o “Mais Cultura e Turismo” reservou mais quatro horas de forte interação com a diversidade da cultura maranhense. A criançada participou da Contação de História com Gisele Vasconcelos. Houve também realização da Oficina de Dança de Ritmos Populares e participação do grupo Afrôs.

É o segundo final de semana do projeto, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio das Secretarias de Cultura (Secma) e Turismo (Setur), no Espigão Costeiro e o local já se transformou em ponto de encontro principalmente para as famílias com crianças pequenas. Os visitantes, de passagem pela capital maranhense, também inserem o Espigão como ponto turístico. “Um pôr do sol como o daqui não conseguimos ver em todo lugar”, exclamou a turista Mariana Freire, do Rio Grande do Sul. “E ao som desse belíssimo jazz torna-se uma experiência inesquecível”, complementou. Ela, assim como centenas de pessoas, apreciaram a apresentação da banda de jazz do EMEM no Espigão Costeiro. No sábado ainda se apresentaram o tambor de Crioula Mirim e uma aula de Zumba animou o público.
A Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento de Turismo (CpTur) tem reforçado o patrulhamento em todos os pontos onde se apresentam as atrações do programa “Mais Cultura e Turismo. O objetivo das ações deflagradas pela PM é garantir tranquilidade e segurança durante as apresentações das diversas atrações culturais, mostras gastronômicas e de artesanato que acontecem no Centro Histórico e na área do Espigão da Ponta D’Areia, em São Luís.
De acordo com o major Roberto Filho, comandante da CpTur, tanto os maranhenses, quanto os turistas que visitam a capital nesta época do ano, poderão se divertir com segurança. “Já reforçamos o policiamento em todos os pontos turísticos desde o começo do mês. Estaremos atuando em pontos estratégicos e com vários tipos de policiamento. A população que desejar aproveitar o ‘Mais Cultura e Turismo’ pode ficar tranquila e aproveitar as apresentações culturais sem risco de ser vítima de algum delito”, pontuou.
Estão sendo empregados, por noite, na Base Comunitária da Praça Nauro Machado, 20 policiais fixos. Esta é uma das áreas que vem recebendo uma maior atenção da Polícia Militar. A Base Comunitária funciona 24horas e conta com policiais que realizam atendimentos em inglês, francês, espanhol e italiano. Além da segurança dos frequentadores da Praça, policiais motorizados fazem rondas pelas ruas do Giz, Portugal, área da Casa do Maranhão e outras vias.
Já na área do Espigão da Ponta D’Areia, que também conta com uma base comunitária, mais quinze policiais realizam o policiamento a pé garantindo que frequentadores possam curtir com total tranquilidade o projeto do Governo do Estado. Além dos policiais fixos, as ações contam, ainda, com equipes de motocicletas, viaturas e quadriciclos. Toda a ação também faz parte da ‘Operação Férias’.
Mais Cultura e Turismo
Mais cultura e segurança para o turista no Maranhão
De um total de 41 apresentações distribuídas em dois municípios, São Luís e Barreirinhas, (cidades com maior registro de visitantes nos meses de julho e agosto) e com três palcos públicos; Espigão Costeiro, Praça Nauro Machado (Centro Histórico) e Praça do Trabalhador (Barreirinhas), o projeto chega esse final de semana ao número de 18 shows genuinamente maranhense realizados. “Proporcionar uma experiência por meio da cultura tanto ao turista quanto ao morador dessas cidades é fortalecer e consolidar o projeto, pois, torna-se uma experiência única e inesquecível”, disse Delma Andrade, secretária de Turismo do Maranhão.
Mais cultura e segurança para o turista no Maranhão
Vale lembrar que as atrações foram organizadas de maneira que o público aproveite todas sem coincidir os horários. No Centro Histórico, a animação acontece sempre às quintas e sextas feiras, no Espigão sempre às 17h, nos sábados e domingos. Além da boa música, da valorização do artista maranhense e direcionado ao turista e ao morador, o projeto tem se destacado também pela pontualidade e segurança.
O “Mais Cultura e Turismo” segue até o dia 29 de agosto. A grande festa de encerramento acontece no Ceprama com Luiz Melodia, Papete e Divinas Foleoas. No Espigão Costeiro as apresentações acontecem até o final de julho e, em Barreirinhas, a despedida do projeto acontece nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto. A programação completa você acompanha no site do Governo do Maranhão (www.ma.gov.br).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias