RECONHECIMENTO

Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros concorre a Prêmio Innovare 2015

O Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) está concorrendo ao XII Prêmio Innovare, concedido pela Justiça Brasileira. A iniciativa social, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, foi selecionada na categoria Justiça e Cidadania. Para avaliar o funcionamento das atividades do projeto, técnicos do Instituto Datafolha estiveram em São Luis para verificar se […]

Alunos do Projeto Golfinho em atividade promovida pelo Corpo de Bombeiros

O Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) está concorrendo ao XII Prêmio Innovare, concedido pela Justiça Brasileira. A iniciativa social, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, foi selecionada na categoria Justiça e Cidadania.

Para avaliar o funcionamento das atividades do projeto, técnicos do Instituto Datafolha estiveram em São Luis para verificar se a iniciativa está sendo aplicada e para fazer os registros dos trabalhos. Entre os itens abordados, a metodologia aplicada, os resultados alcançados, a eficácia junto às comunidades e como o projeto contribui com a Justiça Brasileira.
“A seleção é, para nós, motivo de orgulho e satisfação. O projeto é mais uma ação na área de segurança pública, voltada para melhorar os índices sociais do nosso estado”, destacou o comandante-geral, coronel Célio Roberto Araújo. Ele informou que a iniciativa está passando por reestruturação e será estendido para todas as regiões onde há unidade do Corpo de Bombeiros no interior.
Por meio do programa são oferecidas atividades educacionais, esportivas e lúdicas, durante o período das férias de julho, em São Luís. São ensinadas técnicas de combate a incêndio, afogamentos, atendimento pré-hospitalar, educação ambiental, moções de civismo e patriotismo. Participam cinquenta crianças com idades entre 8 e 13 anos, que residem em regiões de vulnerabilidade, como Ilhinha, São Francisco e Ponta d’Areia.
As atividades são coordenadas pelo Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) e colocadas em praias de São Luís. Para participar, a criança deve estar frequentando regularmente a escola.
 
“Nossa proposta é oferecer atividades seguras às crianças e evitar que elas fiquem expostas a situações de riscos, nas ruas. Eles têm a oportunidade de conhecer mais o Corpo de Bombeiros, recebem noções de disciplina, meio ambiente, civismo, respeito ao próximo, são incentivadas para a prática esportiva e a autoestima”, ressaltou a cabo Angélica Almeida, da coordenação do projeto.
Na programação, estão previstas palestras sobre drogas, passeio em parque ambiental e aquático, oferta de serviços médicos e odontológicos, visitas a museus, cinemas, ao Centro Histórico e às unidades dos Bombeiros e ao Exército. Ao final, recebem um kit completo de material escolar para iniciar o segundo semestre letivo.
Em todo o Brasil, o XII Prêmio Innovare obteve 667 inscrições. Para a categoria Justiça e Cidadania, concorrem 245 práticas. O material será analisado pelo júri do prêmio. Os finalistas serão anunciados no dia 2 de outubro.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias