OBRAS

Praça do Pescador será transformada em espaço de lazer

A previsão é que o novo espaço seja entregue à comunidade no final do próximo mês

Prefeitura executa obra para transformar Praça do Pescador em espaço de lazer

A Prefeitura de São Luís trabalha para garantir um novo espaço de lazer no Centro Histórico. Estão adiantadas as obras que vão transformar a antiga Praça do Pescador, no bairro do Desterro, em um ambiente propício ao lazer e à prática esportiva. A previsão é que o novo espaço seja entregue à comunidade no final do próximo mês.

A praça disporá de equipamentos de academia de ginástica, funcionando em regime de acesso aberto, pista de cooper, pista de atletismo, quadra poliesportiva, jardinagem, além de um posto policial que funcionará em tempo integral com a presença do policiamento militar e da Guarda Municipal.
Segundo o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, já foi concluído todo o serviço de compactação e nivelamento da área, iniciada a construção dos postos de atendimento da PM e Guarda Municipal e das bases que vão receber a nova iluminação e os equipamentos esportivos da praça.
“Depois de concluída a obra, teremos um cenário completamente diferente do ambiente anterior de degradação da Praça do Pescador”, afirma Fábio Henrique Carvalho.
A requalificação da praça devolve à cidade, principalmente aos moradores dos bairros do Portinho, Desterro e vizinhanças, a oportunidade da convivência social e de desenvolvimento de atividades esportivas em total segurança. O projeto da nova praça foi inteiramente elaborado pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph). A obra está sendo supervisionada pela Superintendência do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os recursos são provenientes de compensação ambiental. O novo espaço vai ocupar integralmente o traçado anterior da Praça do Pescador.
Prefeitura executa obra para transformar Praça do Pescador em espaço de lazer
A ação de ordem pública foi uma das primeiras efetivadas pela Subprefeitura do Centro Histórico, em fevereiro deste ano. Uma operação removeu os boxes que funcionavam no local, com a colaboração da Guarda Municipal, Polícia Civil, Ministério Público do Estado, Grupo Tático Aéreo, Blitz Urbana entre outros órgãos. “Conseguimos, em primeiro lugar, desmontar um ponto de venda de drogas que havia se instalado no logradouro, provocando o afastamento das pessoas cada vez mais do local”, lembra Fábio Henrique Carvalho.
Ao mesmo tempo em que realiza obra de requalificação da Praça do Pescador, a Prefeitura prossegue com a recuperação da Praça Valdelino Cécio, em parceria com o governo do Estado, localizada entre a Rua do Giz e a escadaria da Praça Nauro Machado.
A Praça do Pescador será a quinta recuperada pela Prefeitura no Centro Histórico, depois das praças do Panteon e da Alegria, Nauro Machado, reinauguradas este ano e Valdelino Cécio, com obras em andamento. No segundo semestre, a Prefeitura, em parceria com o Iphan, por meio do PAC Cidade Históricas, do governo federal, estende as obras às praças Deodoro e João Lisboa.

Prefeitura executa obra para transformar Praça do Pescador em espaço de lazer

OUTRAS AÇÕES
Em menos de seis meses de instalada, a Subprefeitura do Centro Histórico tem atuado em áreas emergenciais dos 11 bairros que a regional administrativa compreende. Entre fevereiro e maio deste ano, a Prefeitura trocou mais de 300 pontos de luz, entre postes de estilo colonial e lâmpadas. “Tem caído o nível de ação dos vândalos depois do programa ‘Crack, é possível vencer!'”, comemora o subprefeito.
Atualmente, o clima na Praça do Pescador é mais tranquilo e a Guarda Municipal faz rondas constantes no local. “Além da Praça do Pescador, mais 21 pontos são monitorados pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, e com menos de um mês da presença da Guarda Municipal no Centro Histórico já reduziu significativamente os índices de violência. O número de turistas e transeuntes no local é bem mais visível no local.”, ressaltou Breno Galdino, secretário da Semusc.
A Praça do Pescador é monitorada por câmeras da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O monitoramento é enviado diretamente ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal, onde as informações são repassadas aos Guardas Municipais que atuam no local, por meio do programa do governo federal, “Crack, é possível vencer!”, lançado em São Luís no dia 20 de junho.
Depois de um mês de atuação do programa “Crack, é possível vencer!”, as operações já têm um resultado positivo. Ao todo, os guardas municipais já apreenderam quase 20 armas brancas, entre elas facas, facões e chuços. Cerca de 20 isqueiros e também cachimbos que são utilizados por usuários de entorpecentes. A Guarda Municipal também apreendeu uma quantia de maconha durante as abordagens realizadas nas ruas do Centro Histórico.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias