TURISMO

Patrimônio Histórico é o principal atrativo para turistas que visitam São Luís

O movimento de turistas é intenso nos principais pontos turísticos da capital

Foto: Gilson Teixeira / O Imparcial .


Gilson Teixeira / O Imparcial

Turistas nacionais e internacionais circulam na Praia Grande na companhia de guia turístico: passeios, cultura, histórias e patrimônio

Período de férias terminando, mas a capital maranhense tem uma movimentação à parte de turistas vindos de outros estados e de fora do país. O interesse é conhecer a cultura local, a culinária peculiar e, principalmente, os casarões históricos e a azulejaria, marca registrada da cidade. O Centro Histórico da capital recebe a média de 50 turistas por dia, número que aumenta em mais que o dobro nos meses de junho e julho. Por conta das férias e dos festejos juninos, a movimentação alcança até 200 pessoas diariamente, segundo a Central de Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo (CIT/Setur), com base nos que procuram o local para se informar. O turista brasileiro é interessado na conservação do patrimônio e na cultura; o estrangeiro fica atento à história que a cidade carrega, segundo a Central. Olhares diferentes em uma só direção e com um único objetivo: conhecer a cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Foto: Gilson Teixeira / O Imparcial .


Gilson Teixeira / O Imparcial

Movimento de turistas no Centro Histórico

Turistas estrangeiros vêm principalmente da França, Portugal e Itália. Os brasileiros que mais procuram a capital maranhense são de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e do vizinho Pará. O período de dezembro a maio é o que menos atrai os turistas, segundo a CIT. Isso devido às festas de fim de ano em que o foco das programações é a praia e eventos privados em hotéis, também à beira-mar. Um diferencial é o mês de agosto, considerado baixa estação para o setor, a cidade recebe vários franceses – o período é mês de férias europeu. Segundo a CIT, quem vem do exterior é mais compreensivo com as condições da cidade e se encanta com a riqueza histórica dos monumentos. Já os brasileiros são mais enfáticos nas críticas à falta de atenção ao patrimônio.

O público da terceira idade tem representado mais da metade dos turistas que vêm à capital, segundo a CIT. É uma parcela da população que conta com tempo disponível e recursos financeiros guardados para o lazer e entretenimento. Opção é o que não falta em São Luís. E um bom começo, orientam os guias, é um passeio pelo Centro Histórico. Entre ruas de pedra, praças, becos e escadarias, muito para se ver. São casarões azulejados, mirantes, portais, sacadas, igrejas, fontes e monumentos que identificam a cidade. “No geral, os turistas gostam bastante da cidade e sempre querem conhecer os pontos turísticos”, diz o guia de turismo Wagner Vale. A estrutura dos casarões seculares é uma preocupação de quem visita, segundo ele, por querer ver o espaço melhorado. Segundo ele, é relatada a história e a situação da estrutura, mas também, informados os projetos de revitalização destes monumentos.
Outro ponto a favor da capital no que refere aos casarões, é o acervo, pontua a Central de Informações Turísticas. São Luís possui muito mais destes monumentos se comparados a outras cidades históricas do país. Uma queixa do turista é pela falta de opções de diversão noturnas. “Eles querem sair à noite e não têm muitos roteiros disponíveis”, ressalta o guia de turismo. A capital oferece ainda um litoral de belas praias; e uma culinária onde se pode experimentar a diversidade de pratos regionais. A procura por São Luís como opção de turismo tem aumentado, segundo os agentes da CIT, que atribuem à massiva divulgação das potencialidades locais, do folclore e a vasta programação cultural no período junino, principalmente.
Praia Grande é opção
A professora cearense Madalena de Oliveira, de 47 anos, escolheu São Luís para curtir as férias. Reuniu familiares e juntou-se a um grupo de excursão para apreciar os roteiros locais. Segundo ela, a beleza da cidade é peculiar e a hospitalidade dos ludovicenses é um atrativo à parte. Ela elogiou ainda a receptividade dos agentes do turismo. Ela e a família estão hospedadas em um hotel da orla marítima e também destacou o atendimento. “Preferimos São Luís depois de muito procurar opções na internet e vimos que aqui tem muita coisa para visitar e apreciar. É uma cidade muito linda, riquíssima culturalmente e de uma população bastante acolhedora”, avaliou.
Foto: Gilson Teixeira / O Imparcial.


Gilson Teixeira / O Imparcial

Lucelia Muniz, professora

A pesquisa histórica foi o que motivou a também professora Lucélia Muniz, de 36 anos, vinda do Ceará, a visitar a capital. Durante a estada aqui, ela pretende registrar diversas imagens dos monumentos, principalmente os casarões e informações culturais. “Tinha curiosidade em conhecer o ritmo reggae e gostei. Agora quero ver mais casarões, pontos históricos”, diz ela. A auxiliar de serviços gerais Gilvaneide de Jesus Sousa, de 41 anos, deixou São Paulo para viver em São Luís. Segundo ela, a hospitalidade e a beleza arquitetônica foram alguns dos atrativos. “São Luís acolhe e eu estava em um momento que precisava ficar perto da minha filha. Aqui foi a melhor escolha”, disse.

 

Internauta você pode compartilhar pelo Whatsapp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
 
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias