PREVENÇÃO

Intensificado combate a Hepatites Virais no Maranhão

Segundo dados do Departamento de Hepatites Virais, em 2014, no Maranhão, 277 pessoas tiveram Hepatite A; 186 Hepatite B; e 112 pessoas foram acometidas por Hepatite C

O Governo do Maranhão, por meio do Departamento de Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensificou o trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção para evitar as hepatites e a capacitação dos profissionais de saúde no trato da doença. Em referência ao dia 28 de julho, será realizada nesta quarta-feira (29), por meio do Portal Telessaúde Brasil, uma webpalestra de 14h30 às 17h, com o tema: “Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais”. Para participar é só acessar o endereço virtual: telessaude.huufma.br e escolher a sala com a webpalestra sobre a vigilância das hepatites.
A iniciativa vai alcançar os 217 municípios do estado. “A ideia de fazer essa palestra online é dar oportunidade de acesso à capacitação relacionada às hepatites para todos os profissionais terem”, explica a coordenadora Estadual do Departamento de Hepatites Virais, Ana Karla Guimarães.
 
O tema escolhido é considerado importante pelo departamento devido a fragilidade do banco de dados, ocasionado pela falta de informação em alguns casos, que não são lançados no sistema, devido a alguns municípios não estarem devidamente capacitados. “No estado somente 14 municípios tinham ações de prevenção, tratamento e diagnóstico das hepatites em 2014. Atualmente, já conseguimos ampliar para 34 municípios. Em 2013, eram 48 capacitados em testagem rápida e hoje, são 110 municípios. Temos trabalhado para aumentar ainda mais esses números e observado que o alcance das informações tem chegado à atenção básica”, afirma a coordenadora.
 
Mês de combate
O mês de julho é mundialmente conhecido pelo combate as Hepatites Virais. A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde (MS), por meio de seus Departamentos de DST/Aids e Hepatites Virais, cumpre uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das Hepatites Virais no Brasil.
Hepatites Virais
 
Segundo dados do Departamento de Hepatites Virais, em 2014, no Maranhão, 277 pessoas tiveram Hepatite A; 186 Hepatite B; e 112 pessoas foram acometidas por Hepatite C. Em 2015, até o último levantamento no dia 22 de julho, 228 casos foram confirmados, devido ao acesso a testagem rápida – primeiro passo na busca do diagnóstico das Hepatites B e C –, ter sido facilitado.
 
A médica hepatologista e coordenadora do Núcleo do Fígado, Ana Leatrice Sampaio, chama a atenção, de forma especial para a prevenção da Hepatite C, cuja transmissão é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado. “As orientações nesse caso são no intuito de evitar a possibilidade de contato com sangue contaminado. Para isso, é importante não compartilhar instrumentos perfuro-cortantes, como aparelhos de barbear, alicates de unha, seringas, etc.”, esclarece a médica.
 
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a Hepatite é a inflamação do fígado, provocada na maioria dos casos por cinco vírus principais: A, B, C, D, E. Os mais perigosos são os tipos B e C, porque podem desencadear cirrose e câncer de fígado.
 
O vírus tipo A, é transmitido por alimentos contaminados, pode atingir qualquer faixa etária, e geralmente é uma doença que não deixa sequelas. Enquanto os vírus B, C ou D são transmitidos por contato com fluidos corporais, como uso de drogas injetáveis, transfusão de sangue e relação sexual sem camisinha.
 
A hepatite é uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura ou fezes claras.
 
Foram exatamente esses os sintomas que a empresária Ingrid Freitas sentiu aos 15 anos. Ela acredita ter contraído a doença por meio de água contaminada. “O tratamento foi com alimentação balanceada, com pouco sal. Também tive que ingerir bastante líquido e doce, além de manter repouso absoluto.”
 
 
Ações
 
A terceira semana de maio foi instituída pelo governador Flávio Dino como a semana de combate à doença, através da Lei Estadual 10.199 de 8 de janeiro de 2015. Neste mesmo mês, aconteceu a I Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais, com o tema ‘Medidas de Prevenção e Controle das Hepatites Virais’, onde foram realizadas palestras de representantes do MS e ainda ação de testagem e vacinação na capital em parceria com a Secretária Municipal de São Luís (Semus).
 
Além disso, coordenadores municipais de DST/AIDS e Hepatites Virais de 34 municípios que recebem recurso do Governo Federal para desenvolverem ações de prevenção da AIDS e Hepatites, reuniram-se em junho, para discutir a situação de seus municípios e foram capacitados em relação a ações de promoção da saúde durante seminário.
O Ministério da Saúde tem como prioridade, até o final de 2015, a realização de campanhas nacionais que estimulem os cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a hepatite B e buscarem o diagnóstico precoce. O objetivo é atingir cobertura vacinal superior a 90% e identificar os quase dois milhões de brasileiros que o MS estima que estejam infectados pelos os vírus B e C.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias