POR EDUCAÇÃO

Índios acorrentados na Assembleia pedem construção de escolas

Na lista de solicitações os índios pedem construção de escolas

 
Na lista de solicitações os índios pedem construção de escolas

Um grupo de índios da tribo Guajajaras que ocupou, na manhã desta terça-feira, 7, a galeria do plenário da Assembleia Legislativa, foram ouvidos pelos deputados estaduais Wellington do Curso (PPS), Zé Inácio (PT), Sousa Neto (PTN), Andrea Murad (PMDB) e Adriano Sarney (PV). As reivindicações tratam, principalmente, de melhorias na educação indígena.

 
Na lista de solicitações os índios pedem construção de escolas; contratação de diretores, vigilantes e merendeiras; ativação do conselho indígena, seguindo a recomendação do Ministério Público; cursos de formação continuada para professores indígenas; cursos profissionalizantes para indígenas que já terminaram o ensino médio; reconhecimento das escolas indígenas; construção de ginásio poliesportivo; programa do PAC nas aldeias e a construção de casas populares; e a implantação da agricultura familiar para combater a fome.
 
Entre tantas reivindicações, os Guajajaras ainda denunciaram o desaparecimento de um dos índios, ocorrido na última sexta-feira, 3, durante manifestação em frente à sede do governo do estado, no Palácio dos Leões.
 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Zé Inácio, relatou as reclamações ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT) que, de forma imediata, se disponibilizou a intermediar diálogo com o governador Flávio Dino (PCdoB), além de dar todas as garantias de segurança, acomodação, alimentação e água para os índios lotados na galeria.
 
“Não é uma oposição desta Casa oprimir a manifestação. Nós só pedimos que eles tenham um comportamento de modo a preservar o patrimônio público e nós estamos dialogando com lideranças indígenas no sentido de tentar intermediar um diálogo com o governo de tão modo que possamos ter a pauta deles atendida, mesmo que não seja toda, mas que eles estabeleçam prioridades para que nós possamos avançar e eles sejam atendidos”, explicou Zé Inácio.
 
Sobre o desaparecimento de um dos índios, Zé Inácio disse que irá entrar em contato com a FUNAI (Fundação Nacional dos Índios) para ajudar nas buscas.
 
Wellington do Curso, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, também garantiu apoio a fim de contemplar as reivindicações apresentadas. “ Nós damos essa garantia como parlamentar. Vamos procurar ouvir as suas reivindicações e levá-las para o governo”, acentuou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias