Durante encontro com agentes comunitários de saúde com o governador Flávio Dino anunciou a ampliação do salário dos agentes de saúde, que acontecerá progressivamente ao longo dos quatro anos de governo.
Visitas às casas, cuidado com as famílias dos municípios e atendimento primário são algumas das principais funções dos agentes de saúde comunitária. Para valorizá-los e promover mais qualidade no atendimento à população, Dino garantiu que o Estado vai contribuir para a ampliação salarial da categoria. “Pela primeira vez na história do Maranhão o Estado vai ajudar a financiar essa política de ampliação salarial dos agentes de Saúde. Agora vocês são vistos e valorizados pelo Governo do Estado”, anunciou o governador.
O Executivo Estadual tem trabalhado para ampliar o investimento em medidas de prevenção de doenças e, dentre elas, estão incluídas ações como a valorização dos profissionais que visitam os lares e cuidam das famílias maranhenses. “Vocês representam a força do Estado em seus municípios e em cada lar. São vocês que assistem às pessoas e que executam ações de prevenções para cuidar da saúde e bem-estar da população”, disse o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, aos agentes presentes no encontro.
A partir do diálogo com os agentes de saúde e endemias, o Governo do Estado insere os trabalhadores no conjunto de ações prioritárias para o desenvolvimento do Maranhão. O governador Flávio Dino assegurou que a partir de agora os agentes de saúde não são de responsabilidade apenas do Governo Federal e dos municípios. Com a complementação salarial progressiva dada pelo Governo aos agentes de saúde, há a valorização dos profissionais, a garantia de atendimento primário de qualidades às comunidades e atuação na política de prevenção de saúde nos municípios do Maranhão.
No evento ocorrido na manhã desta quarta, o Governo do Estado também assinou Acordo de Cooperação com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para estabelecer ações de capacitação aos profissionais do Sistema Único de Saúde.
A capacitação e o apoio técnico-científico aos profissionais do SUS nas áreas de Atenção Básica, Vigilância e Gestão em Saúde são alguns dos compromissos firmados no Acordo de Cooperação. No documento, o Executivo Estadual amplia o conjunto de ações voltadas para o atendimento básico de Saúde.
Ao qualificar profissionais nas áreas da Atenção Básica, Vigilância e Gestão em Saúde, o Governo reafirma o compromisso em priorizar a atenção primária atendendo à saúde e bem-estar das crianças, gestantes, diabéticos, hipertensos e hansenianos. Ao cuidar da saúde das pessoas e não só das doenças, o governo Flávio Dino trabalha em prol da qualidade de vida e bem-estar da população do Maranhão.