OBRA PARALISADA

Construção do Anel Metropolitano que liga os municípios de São Luís, São José de Ribamar e Raposa estão paradas

Após passar três meses com obras paralisadas, a construção do Anel Metropolitano na rodovia MA 203, que liga São Luís, Ribamar e Raposa, será retomada e deverá ser concluída em quatro meses

A construção do Anel Metropolitano, na rodovia estadual MA-203, que liga os municípios de São Luís, São José de Ribamar e Raposa, terão suas obras retomadas, após passar mais de três meses paralisadas. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), depois de passar por readequações, a obra deverá ser concluída num prazo de três a quatro meses.
A ordem de serviço para construção do Anel Metropolitano foi assinada pelo governo do estado, na gestão anterior. O valor total investido no trecho compreendido entre as estacas 450 e 955, com extensão de 10 km, com interseção entre a MA-203 e MA-202, custou R$ 110.981.361 milhões.
Atualmente, o que se ver no local da obra é um cenário de abandono. Um viaduto que teve sua construção iniciada, mas não teve continuidade, muita lama, barro e alguns sinalizadores que alertam os motoristas que passam diariamente no local, integram o cenário da rodovia. A mais de três meses, de acordo com moradores da região, não se ver nenhuma máquina e tampouco homens trabalhando na via. O Anel Metropolitano teria como principal objetivo, ajudar desafogar o trânsito na MA-203, nos horários de pico. A obra integra ainda o projeto do Corredor Metropolitano, que vai interligar os três municípios da Grande São Luís. Um beneficio, que deverá atender uma demanda de 300 mil moradores de 56 bairros. De acordo com o projeto, a obra total deveria contar com ciclovia e faixa exclusiva para ônibus, uma ponte e um elevado, porém não foi concluída e apresenta vários problemas.
Entre os problemas apresentados pela obra paralisada há três meses, observa-se que camada de asfalto já cedeu em alguns pontos, formando vários buracos ao longo da via. Além disso, o canteiro central, em algumas partes não foi concluído, e mesmo assim tem aproximadamente a mesma largura da pista, o que gera reclamação para quem precisa trafegar pelo local diariamente. Esse é o caso do empresário Helias Boscos, que relata o perigo de dirigir pelo local. “Fazer uma ultrapassagem nesta via é muito complicado, pois ela é muito estreita e o canteiro central é muito largo. Não tem sinalização, a gente não sabe se é contramão, fora o alagamento que se forma quando chove. Passo por aqui, todos os dias, e é muito complicado”, conclui.
Protestos
Para chamar atenção das autoridades, moradores da região, já interditaram a rodovia MA-203 várias vezes em protesto. A reivindicação era para exigir melhorias, no que diz respeito à infraestrutura da via e também das demais ruas do bairro Araçagi, que é conhecida pela predominância de imóveis de alto padrão, prédios e condomínios luxuosos.
Tanto para os moradores, quanto para os motoristas, a reclamação é a mesma: a falta de infraestrutura na via. O motorista Ribamar Rodrigues conta que tem que levar o carro à oficina, várias vezes no mês e que o trânsito no local também é muito complicado. “Tem muito buraco, ali na frente muita lama, o carro só vive na oficina, hoje mesmo tenho que levar, justamente porque é frequente eu passar por aqui. Muita confusão aqui nesta via, sem sinalização, obra parada só para prejudicar ainda mais”, reclamou.
Auditoria
Sobre os problemas encontrados no projeto de construção do Anel Metropolitano e execução da obra durante o governo anterior, a Sinfra esclareceu, que serão realizadas auditorias para que a Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC) investigue se houve algum problema com os recursos financeiros destinados a obra. A nota da secretaria ressalta ainda, que a obra, que faz parte do projeto do Corredor Metropolitano, será de grande benefício para a mobilidade urbana na região da Grande São Luís, interligando municípios e tornando mais rápido o deslocamento da população.
OLHO
“Fazer uma ultrapassagem nesta via é muito complicado, pois ela é muito estreita e o canteiro central é muito largo. Não tem sinalização, a gente não sabe se é contramão, fora o alagamento que se forma quando chove. Passo por aqui, todos os dias, e é muito complicado”- Helias Boscos, empresário.
NÚMERO
R$ 110 milhões
Valor total de construção do Anel Metropolitano
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