Que criança gosta de brincar não é nenhuma novidade, e o mês de julho vem recheado de atividades para a garotada que está de férias. Um exemplo de muita diversão para elas são as colônias de férias, que conta com uma programação diversificada para meninos e meninas. O que precisa ter para entrar nesse mundo cheio de brincadeiras é disposição, o que não falta para elas, afinal de contas esses pequeninos têm de sobra.
Em São Luís escolas, shoppings, instituições realizam esse evento. O principal objetivo é promover a interação da criançada. Com o tema “Brincando no Circo”, o Sesc reuniu 300 crianças com idade entre 6 e 10 anos, na colônia de férias. O objetivo do projeto foi incentivar a prática de atividades de lazer, o divertimento com as práticas do circo e promover a integração social das crianças com o meio social, afetivo, educativo e cultural.
Os jogos são divididos em oficinas com temas ligados ao circo como malabarismo, equilibrismo, careta (expressão corporal), mágica, alegria do palhaço, além das estações que trazem as brincadeiras tradicionais, estação estripulia, tchibum, esportizando e estação parque de diversão, garantindo experiências divertidas utilizando o corpo e o imaginário infantil, propiciando o desenvolvimento e a socialização da criança.
Para Sofia Maluf, de 8 anos, estreante na colônia de férias as brincadeiras é o maior atrativo para participar do projeto: “Estou gostando muito, as brincadeiras são muito legais, quero muito brincar na piscina”.
Espaço Mais Crescer
Muitos pais aderem às colônias de férias para os filhos, porque é um local que pode deixá-los, enquanto estão no trabalho. No Espaço Mais Crescer a colônia de férias vai até o dia 31 de julho, nos dois turnos manhã e tarde. Neste período as crianças podem fazer várias oficinas lúdicas, como as de ritmos, recreativas e a de mestre cuca, que a garotada está gostando bastante. Pois nesta oficina elas aprendem desde a higienização dos alimentos, utilização de assessórios, o preparo, até a degustação, além de oficinas de jardinagem e de arte.
No período de 27 a 31 de julho será a “Semana o mestre mandou da dupla cover do Patati e Patatá, baile à fantasia, estação de brinquedos, cinema com pipoca e gincanas. As inscrições ainda estão abertas.
A novidade, também, para este ano foi o banho de chuva artificial, em que uma tubulação é colocada em uma árvore, trazendo o efeito de chuva. De acordo, com a gerente de Projetos do Espaço Mais Crescimento, Jocelma Duarte , essas atividades promovem um movimento maior das crianças e a integração para o brincar, o que possibilita para as crianças brincadeiras mais tradicionais, “desconectando” da era digital .
“A gente sabe quando a criança fica muito tempo com iphone, ipad, em frente a TV, perde um pouco o ânimo, porque não estar se mexendo. Oferecemos atividades que evitamos o uso destas tecnologias, porque queremos que as crianças se movimentem, brinquem, que possam interagir com outras. A principal discussão da tecnologia impacta na relação com o outro. Não que seja importante, o uso desta ferramenta, as crianças podem utilizar. Mas quando estão no grupo, elas buscam a interação”