SÃO LUÍS
Capital adere ao projeto CNH Jovem
O foco do projeto serão os jovens nas unidades de ensino do Município, igrejas, grupo de jovens, grêmios estudantis e espaços afins
No Maranhão, mais de 16 mil jovens de cerca de 200 municípios já se inscreveram no projeto CNH Jovem, que viabiliza a carteira de habilitação a pessoas de 18 a 21 anos gratuitamente. Para somar a essa ação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenação Municipal da Juventude (Comjuv), aderiu ao projeto do governo do Estado e vai disponibilizar locais para inscrição, além de mobilizar em São Luís o público-alvo, orientando e informando. A adesão foi firmada na manhã desta quarta-feira (15), na sede da Comjuv, com a assinatura do termo de parceria entre representantes da Juventude Estadual e Municipal.
O coordenador municipal da Juventude, Ulisses Fernando da Silva Campos, assinalou a avaliação positiva da ação, considerando a maior facilidade que estes jovens vão ter no mercado de trabalho. “Hoje, a maioria das empresas tem como exigência a primeira habilitação para jovens na faixa etária do programa e por se tratar de um documento de custo razoável, muitos são de baixa renda e não têm como adquiri-lo”, pontuou.
A mobilização dos jovens inicia ainda esta semana, assim como a abertura de três novos locais de inscrição. “O Município vem para somar nos esforços de chamamento destes jovens e essa parceria é fundamental, considerando a importância social desta ação”, disse o secretário adjunto da Comjuv, Paulo Romão.
Os locais de inscrição disponibilizados pela Prefeitura de São Luís serão na sede da Comjuv, no Parque Bom Menino; e outros dois na Superintendência de Atendimento ao Estudante, no bairro Monte Castelo. A Comjuv terá parceria do Movimento Estudantil Independente (MEI) para a inscrição do público. As inscrições para o CNH Jovem estão abertas até dia 31 de julho e são feitas pelo site www.detran.ma.gov.br/cnhjovem. O resultado será divulgado dia 12 de agosto, no mesmo portal.
No que se refere à mobilização, a estratégia será a busca pelos jovens nas unidades de ensino do Município, igrejas, grupo de jovens, grêmios estudantis e espaços afins. Uma equipe já foi definida para esse trabalho e a expectativa é de agregar vários jovens para fortalecer ainda mais o projeto.
A secretária de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, analisou que um dos pilares do programa é a diminuição dos acidentes de trânsito envolvendo jovens e garantir empregabilidade. “No nosso estado, boa parte dos condutores são jovens e não possuem a habilitação. Os jovens são também as maiores vítimas de acidentes”, ressalta a secretária. Ela antecipa que o programa terá o número de vagas ampliado em sua segunda etapa, no próximo ano.
CNH Jovem
Nesta primeira etapa, o programa vai disponibilizar duas mil carteiras de habilitação para todo o Estado. É exigido que o interessado tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Mil carteiras serão destinadas aos que apresentarem as melhores notas no exame e as demais, por meio de sorteio pela Caixa Econômica Federal. Para ter acesso à gratuidade, os jovens precisam ter idade entre 18 e 21 anos e ter cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública.
O custo atual de emissão de Permissão de Dirigir (PD) e CNH no Estado varia entre R$ 1.200 e R$ 1.600. Atualmente, a frota do estado conta com 1,3 milhão de veículos, sendo que apenas 700 mil condutores são habilitados. A ação CNH Jovem tem parceria ainda com o Detran/MA.
VER COMENTÁRIOS