SÃO PAULO

Biblioteca Benedito Leite é destaque em fórum nacional

Por meio da apresentação de políticas públicas de integração social colocadas em prática pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), o Governo do Maranhão participou, esta semana, do XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD). O evento termina nesta sexta-feira, em São Paulo. […]

Por meio da apresentação de políticas públicas de integração social colocadas em prática pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), o Governo do Maranhão participou, esta semana, do XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD). O evento termina nesta sexta-feira, em São Paulo.
O congresso é realizado paralelo ao IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas que tem como tema “Realidade, Tendências e Desafios”. Neste evento que reúne gestores de bibliotecas de todo o Brasil, a BPBL está se destacando com a apresentação dos trabalhos sociais.
A diretora da BPBL, Aline Nascimento, explicou que a biblioteca maranhense assegura o seu destaque no debate por meio de projetos como o de acessibilidade, que atende ao público com limitações motoras e visuais. Atualmente são disponibilizadas tecnologias como impressão em braile com 300 livros acessíveis para deficientes auditivos e visuais, além de infraestrutura que inclui rampas, piso tátil, elevador e plataforma de acesso.
Aline Nascimento informou que a BPBL foi selecionada com uma das 10 que vão receber, ao longo deste ano, qualificação profissional, melhorias no acervo e novos equipamentos.
A capacitação do corpo técnico é outra marca da atual gestão, segundo a secretária de Estado de Cultura, Ester Marques. Ao todo, estão sendo treinados, para atender pessoas com deficiência, 14 bibliotecárias que atuam na BPBL e seis que trabalham na Escola de Música, Museu Histórico e Casa de Cultura Josué Montello.
De acordo com Ester Marques, a intenção do governador Flávio Dino é transformar a BPBL em uma unidade de referência nacional. “É a segunda mais antiga do Brasil e, por isso, deve ser contemplada como um patrimônio de grande valor que precisa ser preservado”.
Ester Marques disse que há projetos bem organizados, executados dentro de um calendário bem definido, que vão além de ações pontuais promovidas durante todo o ano. Isso, segundo ela, assegura acesso aos equipamentos culturais para todos os maranhenses. “O acervo da Biblioteca Benedito Leite é único, com obras raras, imagens históricas inéditas, entre outras fontes relevantes e de interesse nacional”, afirmou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias