SAÚDE

Ampliada a oferta da vacina BCG nas unidades de saúde do município

Diante do acréscimo no número de doses recebidas, a Secretaria Municipal de Saúde, aumentou a quantidade de unidades que disponibilizam a vacina

A Prefeitura de São Luís ampliou este mês, de cinco para quinze, o número de unidades de saúde que oferecem a vacina BCG, que protege contra a tuberculose. Somente no mês passado, mais de 7 mil doses da vacina foram destinadas pelo Ministério da Saúde ao Município um acréscimo de 250% no número de vacinas recebidas pela administração municipal de São Luís em relação a maio deste ano. Diante do acréscimo no número de doses recebidas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por determinação do prefeito Edivaldo, aumentou a quantidade de unidades que disponibilizam a vacina.
Com a ampliação, além das cinco unidades que ofereciam a BCG (Centros de Saúde Paulo Ramos e de Fátima; Unidades Mistas Itaqui-Bacanga, do Bequimão e do São Bernardo), a vacina passa a ser ofertada também nos Centros de Saúde Genésio Rêgo, Itapera, Bezerra de Menezes, Laura Vasconcelos, Thales Ribeiro, Vila Embratel, Unidade Mista do Coroadinho, USF Cidade Olímpica I e CEM Vinhais e Cidade Operária), além das maternidades da capital maranhense.
A distribuição da vacina BCG nas unidades segue um cronograma estabelecido pela Semus. Às segundas-feiras, a vacina estará nos seguintes locais: Centro de Saúde Genésio Rêgo, Centro de Saúde Paulo Ramos e Centro de Saúde Itapera; às terças-feiras, estará nas unidades mistas do Coroadinho e Itaqui-Bacanga, além do CEM da Cidade Operária
Às quartas-feiras, a vacina será oferecida na Unidade Mista do Bequimão e nos Centros de Saúde Laura Vasconcelos e Cidade Olímpica I; às quintas, estará nos Centros de Saúde Bezerra de Menezes e Vila Embratel, além da Unidade Mista do São Bernardo. E às sextas-feiras, a vacina BCG estará no CEM Vinhais e nos Centros de Saúde do Bairro de Fátima e Thales Ribeiro.
Normalização da oferta
Nas últimas semanas foi normalizada a distribuição da vacina BCG nas unidades de saúde da rede pública. Em virtude de problemas enfrentados pelo Ministério da Saúde (MS) – por meio do Programa Nacional de Imunização –, o repasse das vacinas da administração federal para o Município de São Luís havia sofrido cortes, que já foram sanados.
A secretária titular da Semus, Helena Duailibe, destacou o trabalho que garantiu, durante o período de baixa demanda, a vacina BCG para a população. “Por orientação do prefeito Edivaldo, garantimos a assistência plena a todos; por isso, a Secretaria de Saúde fez um grande esforço para compensar os problemas causados na distribuição da BCG, que é uma vacina de suma importância”, afirmou.
Lista das unidades com vacina BCG
1. Centro de Saúde Genésio Rêgo
2. Centro de Saúde Itapera
3. Unidade Mista do Coroadinho
4. CEM Cidade Operária
5. Centro de Saúde Laura Vasconcelos
6. USF Cidade Olímpica I
7. Centro de Saúde Bezerra de Menezes
8. Centro de Saúde Vila Embratel
9. CEM Vinhais
10. Centro de Saúde Thales Ribeiro
11. Centro de Saúde Paulo Ramos
12. Unidade Mista Itaqui-Bacanga
13. Unidade Mista do Bequimão
14. Unidade Mista do São Bernardo
15. Centro de Saúde do Bairro de Fátima
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias